sábado, 9 de janeiro de 2016
domingo, 29 de novembro de 2015
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
Conjunções
Exercício
Circule e classifique as conjunções das orações abaixo:
1. O tambor soa porque é oco.
2. A preguiça gasta a vida como a ferrugem consome o ferro.
3. Por mais que gritasse, não me ouviam.
4. Se o conhecesses, não os condenarias.
5. Vim hoje, conforme lhe prometi.
6. Fazia tanto frio, que meus dedos estavam endurecidos.
7. Aproximei-me a fim de que me ouvissem melhor.
8. À medida que se vive, mais se aprende.
9. Quando os tiranos caem, os povos se levantam.
10. Parou perplexo como se esperasse um guia.
11. Não serás bom médico se não estudares muito.
12. De tal sorte a cidade crescia, que não a reconhecia mais.
13. Segundo opinam alguns, a história se repete.
14. Fiz-lhe sinal para que se calasse.
15. Embora tivesse estudado, fui reprovado.
16. A tempestade derrubou árvores e arrancou as cercas.
17. Ora desaba a tempestade, ora o sol ilumina as flores.
18. “Você não gosta de mim, mas sua filha gosta.”
19. Proteja-se, porque a chuva será violenta.
20. Choveu muito; haverá, portanto, uma farta colheita.domingo, 25 de outubro de 2015
Exercícios de Morfologia
Exercícios de Morfologia
1. Assinale a alternativa sem desinência modo-temporal:
a) aplaudias; c) faltarás; b) acordo;
d) vendam; e) cobrasses.
2. Assinale o INCORRETO quanto à análise mórfica da forma verbal
DEIXARA:
a) deix - radical;
b) a - (o primeiro) - vogal temática;
c) deixa - tema;
d) ra - desinência modo-
temporal;
e) a - (o segundo) - desinência número-pessoal.
3. Marque as alternativas em que a palavra apresente consoante ou vogal
de ligação:
A) infelicidade
B) capinzal
C) casebre
D) cabeleira
E) costureira
4. Marque a única alternativa que apresenta uma afirmação incorreta
quanto à segmentação mórfica.
A) em apostilA, temos destacada uma vogal temática.
B) em tabacARIA, temos uma desinência modo-temporal.
C) em pauLada, temos uma consoante de ligação.
D) peru trata-se de um nome atemático.
E) em alvarÁ, temos uma vogal temática.
05. Os elementos mórficos sublinhados estão corretamente classificados
nos parênteses, exceto em:
a) aluna (desinência de gênero);
b) estudássemos (desinência modo-temporal);
c) reanimava (desinência número-pessoal);
d) deslealdade (sufixo);
e) agitar (vogal temática).
6. Tendo em vista a estrutura das palavras, o elemento sublinhado está ncorretamente
classificado nos parênteses em:
a) velha (desinência de gênero);
b) legalidade (vogal de ligação);
c) perdeu (tema);
d) organizara (desinência modo-temporal);
e) testemunharei (vogal temática).
7. "Achava natural que as gentilezas da esposa chegassem a cativar
um homem". Os elementos constitutivos da forma verbal grifada estão
analisados corretamente, exceto:
a) CHEG - radical;
b) A - vogal temática;
c) CHEGA - tema;
d) SSE - sufixo formador de verbo;
e) M - desinência número-pessoal.
sábado, 24 de outubro de 2015
Morfologia - desinências verbais
Para Evanildo Bechara, em seu emprego clássico, o pretérito mais-que-perfeito "denota uma ação anterior a outra já passada"1, e isso se pode observar com facilidade em exemplo de autor inquestionável: "No dia seguinte, antes de me recitar nada, explicou-me o capitão que só por motivos graves abraçara a profissão marítima..." (Machado de Assis).
Em segunda possibilidade de emprego, o pretérito mais-que-perfeito pode, sem correlação com outra ação passada, denotar um fato vagamente situado no passado, como se dá no seguinte exemplo: "Nascera na senzala, de mãe escrava, e seus primeiros anos vivera-os pelos cantos escuros da cozinha, sobre velha esteira e trapos imundos" (Monteiro Lobato).
O futuro do pretérito é usado:
1. Para falar de um acontecimento futuro em relação a outro, já
ocorrido:
Marta falou que não chegaria para o almoço.
Achávamos que eles trariam o jantar.
“Perguntaram a Cupido, que ali estava,
Qual de aquelas três flores tomaria
Por mais suave e pura, e mais formosa.” (Camões,1981)
Ele garante que poderia fazer o dever de casa.
Ele dirá ao chefe que conseguiria realizar o serviço.
2. Para falar sobre um fato que poderá ou não ocorrer, dependendo de determinada
condição. Tais sentenças condicionadas (if senteces) vêm sempre acompanhadas de
outra, cujo verbo principal é conjugado no imperfeito do subjuntivo:
Se pudesse escolher, quem você levaria para uma ilha deserta?
Eu nunca faria isso se eu fosse você.
3. Para falar sobre fato incerto, fazendo hipóteses ou suposições:
Quem seria aquela mulher toda agasalhada em pleno verão do Rio de
Janeiro?
João anda muito estranho. Estaria preocupado com algo?
4. Para falar com surpresa ou indignação sobre um evento:
Surpresa: Eles se divorciaram de uma hora para outra? Pareciam tão
felizes juntos! Quem diria!
Eles viajarão de avião tendo tanto medo de voar? Jamais imaginaria
isso.
Indignação: O quê? Ela rouba todo o dinheiro da mãe? Ela não faria uma
coisa dessas!
5. Para dar sugestões e fazer pedidos de maneira mais educada:
Tenho notado que você sempre chega atrasado à aula. Acho que você
deveria acordar mais cedo.
Por favor, você poderia repetir o que acaba de dizer?
quinta-feira, 3 de setembro de 2015
Declaração dos Direitos Humanos
Declaração dos Direitos
Humanos (trecho)
Artigo 1°
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em
dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para
com os outros em espírito de fraternidade.
Artigo 2°
Todos os seres humanos podem invocar os direitos e
as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma,
nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião
política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou
de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção
fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do
território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território
independente, sob tutela, autônomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.
Artigo 3°
Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à
segurança pessoal.
Artigo 4°
Ninguém será mantido em escravatura ou em servidão;
a escravatura e o trato dos escravos, sob todas as formas, são proibidos.
Artigo 5°
Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou
tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.
Artigo 6°
Todos os indivíduos têm direito ao reconhecimento,
em todos os lugares, da sua personalidade jurídica.
Artigo 7°
Todos são iguais perante a lei e, sem distinção,
têm direito a igual proteção da lei. Todos têm direito a proteção igual contra
qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer
incitamento a tal discriminação.
Artigo 8°
Toda a pessoa tem direito a recurso efetivo para as
jurisdições nacionais competentes contra os atos que violem os direitos
fundamentais reconhecidos pela Constituição ou pela lei.
Artigo 9°
Ninguém pode ser arbitrariamente preso, detido ou
exilado.
Artigo 10°
Toda a pessoa tem direito, em plena igualdade, a
que a sua causa seja equitativa e publicamente julgada por um tribunal
independente e imparcial que decida dos seus direitos e obrigações ou das
razões de qualquer acusação em matéria penal que contra ela seja deduzida.
Artigo 11°
1.Toda a pessoa acusada de um ato delituoso
presume-se inocente até que a sua culpabilidade fique legalmente provada no
decurso de um processo público em que todas as garantias necessárias de defesa
lhe sejam asseguradas.
2.Ninguém será condenado por ações ou omissões que,
no momento da sua prática, não constituíam ato delituoso à face do direito
interno ou internacional. Do mesmo modo, não será infligida pena mais grave do
que a que era aplicável no momento em que o ato delituoso foi cometido.
quarta-feira, 2 de setembro de 2015
Exercícios de Análise Sintática - Período Composto - subordinadas adverbiais
Classifique as orações subordinadas adverbiais
1. O tambor soa
porque é oco.
2. A preguiça
gasta a vida como a ferrugem consome o ferro.
3. Por mais que
gritasse, não me ouviam.
4. Se o
conhecesses, não os condenarias.
5. Vim hoje,
conforme lhe prometi.
6. Fazia tanto frio,
que meus dedos estavam endurecidos.
7. Aproximei-me
a fim de que me ouvissem melhor.
8. À medida que
se vive, mais se aprende.
9. Quando os
tiranos caem, os povos se levantam.
10. Parou
perplexo como se esperasse um guia.
11. Não serás bom
médico se não estudares muito.
12. De tal sorte
a cidade crescia, que não a reconhecia mais.
13. Segundo
opinam alguns, a história se repete.
14. Fiz-lhe
sinal para que se calasse.
15. Embora
tivesse estudado, fui reprovado.
16. À medida que
subimos, o ar se rarefaz.
17. Eles tinham
tanta fome, que devoraram toda a comida.
18. Antes que ele
volte, resolva o problema.
19. Como não me
atendessem, repreendi-os severamente.
20. Ama-se ou
aborrece-se conforme o coração quer.
21. Tudo lhe
perdoarei, se me amar.
22. Ainda que
implores, não direi sim.
sexta-feira, 29 de maio de 2015
Listas de exercícios de análise sintática - orações subordinadas substantivas
Analise sintaticamente as orações grifadas a seguir:
1)
“Um poeta dizia que o menino é o
pai do homem.” (Machado de Assis)
_________________________________________________________
2)
Aguardamos que os deputados se
pronunciem a respeito do novo plano econômico.
______________________________________________________________
3)
É fundamental que participem do
debate.
________________________________________________________________
4)
Convenci-me de que preciso
estudar mais.
_________________________________________________________________
5)
Tenho certeza de que seu livro
será um sucesso.
________________________________________________________________
6)
A verdade é que todos estão
envolvidos neste escândalo.
_______________________________________________________________
7)
O problema é só um: que eu não
estudei para a prova.
__________________________________________________________________
8)
“Leio no jornal a notícia de que
um homem morreu de fome.” (Fernando Sabino)
_______________________________________________________________
9)
O sonho de Martin Luther King era que
os negros tivessem os mesmos direitos civis dos brancos.
_________________________________________________________________
10) “Não sei se é amor que tens, ou amor
que finges,/ O que me dás. Dás-mo. Tanto me basta.” (Ricardo Reis)
______________________________________________________________________
11)
Parece que a mudança nas leis
relativas à aposentadoria serão aprovadas pelo Congresso.
_______________________________________________________________________
12) “... penso que o amor é o encontro da
harmonia com o outro.” (José Saramago)
________________________________________________________________________
13) “Somente
através do amor e das amizades é que podemos criar a ilusão, durante um
momento, de que não estamos sozinhos.” (Orson Welles)
_______________________________________________________________________
14) “Muito pouco ama, quem com palavras pode
expressar quanto muito ama.” (Dante Alighieri)
_______________________________________________________________________
15) “Lembre-se de que você vai morrer.” (Memento
mori)
_______________________________________________________________________
16) “Nosso
antagonista é quem mais nos ajuda.” (E. Burke)
_______________________________________________________________________
17) “Estamos
convencidos de que os grandes escritores colocaram sua própria história em
suas obras.” (F.R.Chateaubriand)
_______________________________________________________________________
18) Admira-me que todos tenham lido o
livro.
_______________________________________________________________________
19) “A literatura, como toda a arte, é uma
confissão de que a vida não basta” (Fernando Pessoa)
_______________________________________________________________________
20)
Os críticos podem dizer que determinado poema,
longamente ritmado, não quer, afinal, dizer senão que o dia está bom. Mas
dizer que o dia está bom é difícil, e o dia bom, ele mesmo, passa. Temos
pois que conservar o dia bom em memória florida e prolixa, e assim
constelar de novas flores ou de novos astros os campos ou os céus da
exterioridade vazia e passageira.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
21)
Estima-se que uma pessoa se mexa 18 vezes por noite.
______________________________________________________________________
22) Urge que nos unamos para o evento.
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quarta-feira, 27 de maio de 2015
Resumo sobre Análise sintática - Período composto
Período Composto
I - Orações
Coordenadas Sindéticas
1-Aditivas - A tempestade derrubou
árvores e arrancou as cercas.
2-Alternativas - Ora desaba a tempestade, ora o sol ilumina as
flores.
3-Adversativas - “Você não gosta de mim, mas
sua filha gosta.”
4-Explicativas - Proteja-se, porque
a chuva será violenta.
5-Conclusivas - Choveu muito; haverá, portanto,
uma farta colheita.
Conjunções coordenativas
Aditivas: e; nem;
Adversativas: mas; porém; contudo; todavia;
entretanto; no entanto;
Alternativas: ora...,ora...; ou.; já...,
já...; quer...,quer...;
Explicativas: pois; porque; que;
Conclusivas: portanto; logo; por isso;
II-Orações Subordinadas Substantivas
Conjunção integrante: QUE ou SE
Exemplos:
1-Subjetiva - É necessário/ que você escute os mais
velhos.
Exerce função de sujeito da oração principal
2-Predicativa - O problema é/ que
ele está doente.
Exerce função de predicativo da oração principal, usa-se verbo de ligação que confere uma característica ou qualidade ao sujeito.
3-Objetiva direta - Márcia sabia/que não chegaria a tempo ao
trabalho.
Exerce função de objeto (completa o sentido de um verbo) direto (sem preposição) da oração principal.
4-Objetiva indireta - Não se esqueça/de que esta trilha leva a divisa das águas.
Exerce função de objeto (completa o sentido de um verbo) indireto (com preposição) da oração principal.
5-Completiva
nominal - Raquel tinha necessidade/de
que a compreendessem.
Exerce função de complemento nominal (completa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio)
6-Apositiva - O sequestrador só queria em uma coisa:/que pagassem o resgate.
Exerce função de aposto da oração principal.
III-Orações Subordinadas Adjetivas
1-Restritiva: Os políticos/ que vencerem as eleições/ enfrentarão muitas dificuldades.(sem vírgula)
2-Explicativa: Maria/, que é uma boa aluna,/ faltou hoje.(com vírgula)
Pronomes: que , o qual ,a qual, cujo, cuja, os quais, as quais, cujos e cujas.
IV - Oração subordinada adverbial
1-Proporcional - À medida que o tempo passava, ficava mais seguro de si.
2-Causal - “Deixa em paz meu coração (por)que ele é um pote até aqui de mágoa.”
3-Temporal - “Quando o outono voltar, eu quero estar junto a ti.”
4-Comparativa- “A vida vem em ondas, como o mar (vem).”
5-Concessiva - Embora estivesse doente, foi trabalhar.
6-Final - “Para que você seja feliz, é preciso ver este céu azul na imensidão.”
7-Condicional - “Mundo, mundo, vasto mundo,/ se eu me chamasse Raimundo,/ seria uma rima e não uma solução.”
8-Consecutiva - Choveu tanto, que o rio inundou.
9- Conformativas - Agimos conforme havíamos planejado.
Conjunções e locuções conjuntivas subordinativas adverbiais
Proporcionais: à proporção que; à medida que; ao passo que; quanto mais/menos; quanto menos/mais;
Causais: porque; como; pois que; já que; uma vez que; visto que; já que;
Temporais: quando; assim que; sempre que; enquanto; logo que; antes que; depois que; desde que; até que; cada vez que; mal; eis que
Comparativas: tão alto como; mais rico que; menos estudioso que, melhor, maior, pior, menor etc.
Concessivas: apesar de que; embora; conquanto; ainda que; se bem que; posto que;
Finais: para que; a fim de que; que; porque;
Condicionais: se; contanto que; salvo se; desde que; exceto se; a menos que; uma vez que; caso;
Consecutivas: tão...que; tanto...que; tamanho...que; de forma que; de sorte que; de tal modo que; de maneira que;
Conformativas: conforme; consoante; com; segundo.
Período Simples
Análise Sintática: Período Simples
I- Termos Essenciais da Oração: Sujeito e predicado
Classificação
do Sujeito: simples; composto; desinencial; indeterminado; inexistente.
1-
Sujeito
Simples: O
sujeito da oração apresenta apenas um substantivo ou pronome como núcleo.
Ex.: Faltou-me coragem naquele momento.
2-
Sujeito
Composto: O
sujeito apresenta dois núcleos ou mais.
Ex.: Música e literatura fazem bem `a alma. Núcleo: música e literatura
3- Sujeito desinencial,
oculto, subentendido ou elíptico: A terminação verbal (desinência) dispensa o uso do pronome
pessoal correspondente, ficando o sujeito implícito ou subentendido. Mesmo sem
aparecer na oração sabemos qual é o sujeito por causa da terminação do verbo.
Ex.: Levamos os livros. Quem
levou os livros? Nós.
Sinto
muito a falta deles. Quem sente muito? Eu.
3-
Sujeito
Indeterminado:
O verbo aparece conjugado na 3a. pessoa do plural para indicar que não se quer
ou não se pode identificar claramente a quem o predicado da oração se refere. Ex.: Levaram os livros.
Para indeterminar o sujeito pode-se
colocar o verbo na 3a. pessoa do singular, acompanhado do pronome SE, que atua como índice de indeterminação do
sujeito. Essa construção ocorre com verbos transitivos indiretos,
intransitivos, e de ligação,. O verbo fica obrigatoriamente no singular.
Ex.: Precisa-se de mais
livros./ Vive-se melhor fora das cidades grandes./ É- se muito ingênuo na
adolescência.
4-
Oração sem
sujeito:
nesse tipo de oração, formada apenas pelo predicado, temos os verbos
impessoais. São eles:
a) verbos
que exprimem fenômeno da natureza. Ex.:
Anoiteceu docemente sobre a cidadezinha.
b) os
verbos estar, ser, fazer e haver
quando usados para indicar ideia de tempo
ou fenômeno natural.
Ex.: Está cedo./ É tarde./ Eram nove e quinze./
Há meses não vejo sua prima./ Faz dois anos que não recebo cartas dela./Deve
fazer alguns meses que não conversamos./ São dez horas.
c)
o verbo haver,
quando exprime existência ou acontecimento.
Ex.: Há boas razões para suspeitarmos dele./
Houve vários bate-bocas durante a assembléia./ Deve haver muitos interessados
em livros antigos.
Com
exceção do verbo ser que concorda com o predicado e pode, portanto, ir para o
plural, os outros verbos impessoais ficam sempre na 3a. pessoa do singular.
Classificação
do Predicado: verbal; nominal e verbo-nominal.
1-
Predicado
verbal: no
predicado verbal o núcleo é sempre o verbo, que deve ser nocional, indica ação.
Ex.: “Perdi o bonde e a esperança.” C.D. de Andrade./Os
alunos foram informados da
alteração.
Ninguém
gosta de ingratidão.
2-
Predicado
nominal: o
núcleo é sempre um nome - substantivo, adjetivo - que desempenha função de predicativo do sujeito, termo que caracteriza o sujeito, tendo com
intermediário um verbo de ligação.
Os verbos de ligação exprimem diferentes circunstâncias relativas ao estado, às características ou à mudança
de estado do sujeito, ao mesmo tempo que o ligam ao predicativo.
Exemplos: A vida é tênue./ Ele
está exausto./ Permanecemos calados./ A taxa de mortalidade
infantil continua elevada./ Um simples motorista virou celebridade
nacional./ O professor parece tranqüilo./ O salvador da pátria acabou
cassado./ Ele se acha acamado.
Analisando
essas orações temos:
Verbos de ligação: ser, estar, parecer,
continuar, permanecer, virar, acabar e achar
Predicativos do Sujeito: tênue, exausto, calados,
elevada, celebridade nacional, tranqüilo, cassado, acamado.
II- Termos Integrantes da Oração
A - Complementos verbais: os verbos nocionais podem
ou não ser acompanhados de complementos. Os verbos que não são seguidos de complementos
são chamados de intransitivos.
·
Um fato interessante ocorreu.
Os que
apresentam complemento são chamados de transitivos.
Os transitivos por sua vez são subclassificados em transitivos diretos (quando não usar preposição para se ligar ao
complemento) e indiretos (quando
usar preposição para se ligar ao complemento). Os complementos verbais recebem
o nome de objeto e podem ser de dois tipos:
1)
Objeto direto: é o complemento verbal que
se liga ao verbo sem preposição.
·
“Solto a voz nas estradas” (M.
Nascimento).
O verbo soltar
se liga ao seu complemento (a voz) sem
preposição obrigatória é, portanto, transitivo direto e o objeto é direto.
2)
Objeto
indireto: é
o complemento verbal que se liga ao verbo com
preposição.
·
O país precisa de grandes investimentos em saúde e educação.
Há
também os verbos bitransitivos, ou seja,
aqueles que exigem dois complementos: um sem e outro com preposição.
Veja:
·
Informei os preços dos produtos aos
clientes interessados.
V.
T. direto e indireto
Objeto direto
Objeto indireto
PREPOSIÇÃO é uma palavra invariável que relaciona dois
termos. Nessa relação, um termo vai explicar ou complementar o sentido do
outro. As principais preposições são: a, ante, após, até, com, contra, de,
desde, em, entre, para (pra), perante, por, sem, sob, sobre, trás.
B - Complemento nominal: A transitividade não é
privilégio dos verbos: há também nomes (substantivos, adjetivos e advérbios)
transitivos. Isso significa que determinados substantivos, adjetivos e
advérbios se fazem acompanhar de complementos. Esses complementos são
chamados complementos nominais e são sempre introduzidos por uma preposição.
Observe:
- Espero que você tenha
feito uma boa leitura do texto.
Leitura é, nessa oração, núcleo do objeto indireto
da locução verbal “tenha feito”. Note que, nessa oração, fez-se a leitura de
algo. Leitura é, portanto, um nome transitivo, e “do texto” é seu complemento
nominal.
·
Você precisa ser fiel aos princípios
do partido.
Fiel é, nessa oração, núcleo do predicativo do sujeito você.
É preciso ser fiel a algo. “Aos princípios do partido” completa o
adjetivo fiel; é, portanto, um complemento nominal.
·
Ele mora perto de uma grande área
industrial.
Perto
é o núcleo de um adjunto adverbial de lugar. Perceba que o advérbio perto
precisa de um complemento: perto de algo ou de alguém. “De uma
grande área industrial” é complemento nominal do advérbio perto.
·
Não posso ser-lhe fiel.
O pronome lhe tem valor de a
alguém (fiel a alguém); é, portanto, o complemento nominal do adjetivo fiel,
que atua como núcleo do predicativo do sujeito.
Esses
nomes de sentido incompleto são, geralmente derivados de verbos transitivos:
Verbo + objeto substantivo + complemento nominal
Invadiram
a várzea invasão da casa
Venderam
imóvel venda
do imóvel
Destruíram
a casa destruição da casa
C - Agente da passiva
Além
da flexão de modo, tempo, pessoa e número, o verbo possui flexão de voz.
Essa indica a relação que ocorre entre o sujeito de um verbo e o processo que
esse mesmo verbo expressa. Observe a oração seguinte:
·
O presidente aprovou as medidas econômicas.
O sujeito dessa oração é “o presidente”; “as medidas
econômicas” é objeto direto da forma verbal aprovou. “O presidente” é também o agente
do processo verbal, ou seja, é o termo que indica quem executa a ação expressa
pelo verbo; “as medidas econômicas” é o paciente desse processo verbal,
poi é o termo que indica aquilo ou aquele que sofre a ação expressa pelo verbo.
Assim teremos:
·
Voz ativa: Invadiram aquela
casa.
·
Voz passiva: Aquela casa
foi invadida.
·
Voz passiva analítica:
Invadiu-se aquela casa. (Só ocorre com verbos transitivos diretos e
bitransitivos)
O pronome se recebe o nome de partícula
apassivadora.
Agente da passiva é o termo
que indica o ser que pratica a ação quando o verbo está na voz passiva:
·
Essa situação já era
conhecida de todos.
Sujeito paciente Agente da passiva
III -Termos acessórios da
oração
A- Adjunto
adnominal é
termo que especifica ou delimita o significado de um substantivo e pode
ser expresso por:
a) adjetivo: Festa gastronômica
agita Parati.
b) locução adjetiva: Bolsas de
estudo são oferecidas para alunos de escolas públicas.
c) artigo
e pronome: A genética supera seus preconceitos.
d) numeral:
As três irmãs nunca se separavam.
B- Adjunto
adverbial é
o termo da oração que indica circunstância do fato expresso pelo verbo ou
intensifica o sentido de um verbo, do adjetivo e do advérbio.
Classificação
Tempo: Naquele momento quis sair correndo.
Lugar: Sou um lírio na correnteza.
Modo: Volta pacientemente ao ponto de partida para
recomeçar
Causa: As crianças gritam de dor
Companhia: Só saía com os pais
Instrumento: Batia com a caneta no livro
Intensidade: A mulher se diverte muito no trabalho.
Dúvida: Talvez ela se digne a falar comigo.
Negação: O suposto mar não passaria de um deserto
gelado.
Afirmação: Certamente ela virá.
C- Aposto é um termo que se junta a
outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo
melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou
travessão.
Por exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o
dia com dor de cabeça.
Segunda-feira é aposto do
adjunto adverbial de tempo ontem. Dizemos que o aposto é sintaticamente
equivalente ao termo a que se relaciona porque poderia substituí-lo. Veja: Segunda-feira
passei o dia com dor de cabeça.
Obs.: após a eliminação de ontem, o substantivo
segunda-feira assume a função de adjunto
adverbial de tempo.
Classificação do Aposto
De acordo com a relação que estabelece com o termo a
que se refere, o aposto pode ser classificado em:
a) Explicativo: A Ecologia, ciência que
investiga as relações dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem,
adquiriu grande destaque no mundo atual.
b) Enumerativo: A vida humana se compõe de
muitas coisas: amor, trabalho, ação.
c) Resumidor ou Recapitulativo: Vida digna,
cidadania plena, igualdade de oportunidades, tudo isso está na base de
um país melhor.
d) Comparativo: Seus olhos, indagadores
holofotes, fixaram-se por muito tempo na baía anoitecida.
e) Distributivo: Drummond e Guimarães Rosa
são dois grandes escritores, aquele na poesia e este na prosa.
f) Aposto de Oração: Ela correu durante uma
hora, sinal de preparo físico.
g) Especificativo: além desses, há o aposto
especificativo, que difere dos demais por não ser marcado por sinais de
pontuação (vírgula ou dois-pontos). O aposto especificativo individualiza um
substantivo de sentido genérico, prendendo-se a ele diretamente ou por meio de
uma preposição, sem que haja pausa na entonação da frase. Ex.: O poeta Manuel
Bandeira criou obra de expressão simples e temática profunda.
A rua Augusta
está muito longe do rio São Francisco.
Atenção:
Para não confundir o aposto de especificação
com adjunto adnominal, observe a seguinte frase:
A obra de Camões é símbolo da cultura
portuguesa.
Nessa oração, o termo em destaque tem a
função de adjetivo: a obra camoniana. É, portanto, um adjunto adnominal.
1) Às vezes, o aposto pode vir precedido de
expressões explicativas do tipo: a saber, isto é, por exemplo, etc.
Por Exemplo: Alguns alunos, a saber, Marcos,
Rafael e Bianca não entraram na sala de aula após o recreio.
2) O aposto pode aparecer antes do termo a que se
refere. Por Exemplo: Código universal, a música não tem fronteiras.
3) O aposto que se refere ao objeto indireto,
complemento nominal ou adjunto adverbial pode aparecer precedido de preposição.
Por Exemplo: Estava deslumbrada com tudo: com a aprovação, com o ingresso
na universidade, com as felicitações.
D- Vocativo
é um termo
que não possui relação sintática com outro termo da oração. Não pertence,
portanto, nem ao sujeito nem ao predicado. É o termo que serve para chamar,
invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético. Por seu caráter, geralmente se relaciona à
segunda pessoa do discurso. Veja os exemplos: Não fale tão alto, Rita!
Vocativo
Senhor presidente, queremos nossos direitos!
Vocativo
A vida, minha amada, é feita de escolhas.
Vocativo
Nessas orações, os termos
destacados são vocativos: indicam e nomeiam o interlocutor a que se está
dirigindo a palavra. Obs.: o vocativo pode vir antecedido por interjeições de
apelo, tais como ó, olá, eh!, etc.
Por Exemplo:
Ó Cristo, iluminai-me em minhas decisões.
Olá professora, a senhora está muito elegante hoje!
Eh! Gente, temos que estudar mais.
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