1.(FUVEST) Leia os versos transcritos de Os lusíadas, de
Camões, para responder ao teste.
Tu, só tu, puro Amor, com força crua,
Que os corações humanos tanto obriga,
Deste causa à molesta morte sua,
Como se fora pérfida inimiga.
Se dizem, fero Amor, que a sede tua
Nem com lágrimas tristes se mitiga,
É porque queres, áspero e tirano,
Tuas aras banhar em sangue humano.
Assinale a afirmação incorreta em relação aos versos
transcritos:
a) A apóstrofe inicial da estrofe introduz um discurso
dissertativo a respeito da natureza do sentimento amoroso.
b) O amor é compreendido como uma força brutal contra a qual
o ser humano não pode oferecer resistências.
c) A causa da morte de Inês é atribuída ao amor desmedido
que subjugou completamente a jovem.
d) A expressão "se dizem" indica ser senso comum a
idéia que brutalidade faz parte do sentimento amoroso.
e) Os versos associam a causa da morte de Inês não só à
força cruel do amor, mas também aos perigosos riscos que a jovem inimiga
representava para o rei.
2.(POLI) Camões em alemão
"Nas pequenas obras líricas de Camões encontramos graça
e sentimento profundo, ingenuidade, ternura, melancolia cativante, todos os
graus de sentimentos mais debilitados, indo do prazer mais suave até o desejo
mais ardente, saudade e tristeza, ironia, tudo na pureza e claridade da
expressão simples, cuja beleza não podia ser mais acabada, e cuja flor não
podia ser mais florescente. Seu grande poema, "Os Lusíadas", é um
poema heróico no pleno sentido da palavra. Camões tira do poeta Virgílio a
idéia de um poema épico nacional que compreenda e apresente, sob a luz mais
fulgurante, a fama, o orgulho e a glória de uma nação desde suas mais antigas
tradições."
(Esse trecho foi extraído do curso de Friedrich Schlegel
(1772-1829), conceituado filósofo romântico alemão, sobre história da
literatura européia, e publicado no Caderno Mais da Folha de São Paulo, em 21
de maio de 2000.)
Tendo em vista o texto acima, seria incorreto afirmar que:
a) em Os Lusíadas, Camões resgata alguns episódios
tradicionais portugueses, como o de Inês de Castro.
b) em Os Lusíadas, Camões invoca as Tágides, ninfas do rio
Tejo, a fim de que lhe dêem inspiração na construção deste seu poema heróico.
c) em Os Lusíadas, Camões canta a fama e a glória do povo
português.
d) em Os Lusíadas, Camões narra a viagem de Vasco da Gama às
Índias, sendo este navegador o grande herói português aclamado no poema.
e) em Os Lusíadas, Camões dedica o poema a Dom Sebastião, e
encerra tal obra um tanto quanto melancólico diante da estagnação cultural
portuguesa.
3. (UNISA) A obra épica de Camões, Os Lusíadas, é composta
de cinco partes, na seguinte ordem:
a) Narração, Invocação, Proposição, Epílogo e Dedicatória.
b) Invocação, Narração, Proposição, Dedicatória e Epílogo.
c) Proposição, Invocação, Dedicatória, Narração e Epílogo.
d) Proposição, Dedicatória, Invocação, Epílogo e Narração.
e) N.d.a.
4. (PUC-PR) Sobre o narrador ou narradores de os Lusíadas, é
lícito afirmar que:
a) existe um narrador épico no poema: o próprio Camões;
b) existem dois narradores no poema: O eu-épico, Camões fala
através dele, e o outro, Vasco da Gama, que é quem dá conta de toda a História
de Portugal.
c) o narrador de Os Lusíadas é Luiz Vaz de Camões;
d) O narrador de os Lusíadas é o Velho do Restelo;
e) O narrador de Os Lusíadas é o próprio povo português.
5.(UFRGS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as
afirmações abaixo, relacionadas aos Cantos I a V da epopeia Os Lusíadas, de
Camões:
( ) A presença do elemento mitológico é uma forma de
reconhecimento da cultura clássica, objeto de admiração e imitação no
Renascimento.
( )A disputa entre os deuses Vênus e Baco, da mitologia
clássica, é um recurso literário de que Camões faz uso para criar o enredo de
Os Lusíadas.
( ) Do Canto I ao Canto V
leem-se as peripécias da viagem dos portugueses até a sua chegada à
Índia, quando eles tomam posse daquela terra.
( ) No Canto II, lê-se a narração da viagem dos portugueses
a Melinde, cujo rei pede a Camões que conte a história de Portugal:
a)V— V— V—
F
b) V — F —
F — V
c) F — V — F — V
d)F — F — V— F
e) V — V — F — F
6. (PUC-SP) Dos episódios Inês de Castro e O Velho do
Restelo, da obra Os Lusíadas, de Luiz de Camões, NÃO é possível afirmar que:
a) O Velho do Restelo, numa antevisão profética, previu os
desastres futuros que se abateriam sobre a Pátria e que arrastariam a nação
portuguesa a um destino de enfraquecimento e marasmo.
b) Inês de Castro caracteriza, dentro da epopéia camoniana,
o gênero lírico porque é um episódio que narra os amores impossíveis entre Inês
e seu amado Pedro.
c) Restelo era o nome da praia em frente ao templo de Belém,
de onde partiam as naus portuguesas nas aventuras marítimas.
d) tanto Inês de Castro quanto O Velho do Restelo são
episódios que ilustram poeticamente diferentes circunstâncias da vida
portuguesa.
e) o Velho, um dos muitos espectadores na praia, engrandecia
com sua fala as façanhas dos navegadores, a nobreza guerreira e a máquina
mercantil lusitana.