1) Sobre a poesia parnasiana, assinale o que for correto.
(01) Acima de todas as características do Parnasianismo
ressalta o primado da emoção e a aparente rejeição do racionalismo.
(02) A poesia parnasiana é um ritual mágico, uma combinação
alquímica de palavras de outras dimensões de existência, uma simbiose do som e
do sentido.
(04) A ênfase formalista do estilo
parnasiano levou-o a desprezar o assunto em função da supervalorização da
técnica e, portanto, separar o sujeito criador de seu objeto criado.
(08) A ênfase na característica formal induz a associação
mais analógica do que lógica entre as palavras e permite a criação do
poema-prosa.
(16) O fazer artístico fundamenta-se
na "transpiração", ou seja, no cuidado com a linguagem, a forma, a
lapidação e o refinamento do texto.
Resultado da soma:
2) Leia o poema a seguir e responda às questões a ele
pertinentes.
Vê-se no espelho; e vê, pela janela,
A dolorosa angústia vespertina:
Pálido morre o sol... Mas, ai! Termina
Outra tarde mais triste, dentro dela;
Outra queda mais funda lhe revela
O aço feroz, e o horror de outra ruína;
Rouba-lhe a idade, pérfida e assassina,
Mais do que a vida, o orgulho de ser bela!
Fios de prata... Rugas. O desgosto
Enche-a de sombras, como a sufocá-la.
Numa noite que aí vem... E no seu rosto
Uma lágrima trêmula resvala,
Trêmula, a cintilar, - como, ao sol posto,
Uma primeira estrela em céu de opala.
Olavo
Bilac. "Poesias". São Paulo: Martin Claret, 2004
O título que melhor abrange o sentido do poema é:
a) O nascer do dia.
b) O pôr-do-sol.
c) O crepúsculo da beleza.
d) Uma lágrima de dor.
e) A solidão.
3) As questões a seguir referem-se ao texto adiante.
Analise-as e assinale, para cada uma, a alternativa incorreta.
Litania dos Pobres
Cruz e
Souza
01 Os
miseráveis, os rotos
São as
flores dos esgotos
São
espectros implacáveis
Os rotos, os
miseráveis.
05 São prantos
negros de furnas
Caladas,
mudas, soturnas.
São os
grandes visionários
Dos abismos
tumultuários.
As sombras
das sombras mortas,
10 Cegos, a
tatear nas portas.
Procurando
os céus, aflitos
E varando
os céus de gritos.
Inúteis,
cansados braços
Mãos
inquietas, estendidas.
a) O tema poderia ser tomado pelo Realismo.
b) Para pertencer ao Naturalismo há comiseração demais no
poema.
c) Para ser de Castro Alves falta arrebatamento, revolta.
d) A religiosidade ('procurando o
céu' - v.11) condiz mais com o Modernismo que com o Simbolismo.
e) O título "Litania" (ladainha) revela o lado
místico.
4) Leia com atenção as, duas estrofes a seguir e compare-as
quanto ao conteúdo e à forma.
I
"Mas que na forma se disfarce o emprego
Do esforço; e a trama viva se construa
De tal modo que a ninguém fique nua
Rica mas sóbria, como um templo grego."
II
"Do Sonho as mais azuis diafaneidades
que fuljam, que na Estrofe se levantem
e as emoções, todas as castidades
Da alma do Verso, pelos versos cantem."
Comparando as duas estrofes, conclui-se que:
a) I é parnasiana e II, simbolista.
b) I é simbolista e II, romântica.
c) I é árcade e II, parnasiana.
d) I e II são parnasianas.
e) I e II são simbolistas.
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