Romantismo -Prosa
1) (FUVEST)"O primeiro
cearense, ainda no berço, emigrava da terra da pátria. Havia aí a predestinação
de uma raça?"
Eis aí uma reflexão sob a forma
de pergunta que o autor, ................, faz a si mesmo - com toda
propriedade, e por motivos que podemos interpretar como pessoais -, ao
finalizar o romance ...................
Assinale a alternativa que
completa os espaços.
a) José Lins do Rego -
"Menino de Engenho"
b) José
de Alencar - "Iracema"
c) Graciliano Ramos - "São
Bernardo"
d) Aluísio Azevedo - "O
Mulato"
e) Graciliano Ramos - "Vidas
Secas"
2) Sobre o Romantismo no Brasil, é
INCORRETO afirmar que:
a) já se verificam traços
condoreiros na obra de Fagundes Varela, embora tal tendência apresente seu ponto
mais alto na poesia de Castro Alves.
b) "Suspiros Poéticos e
Saudades", de Gonçalves de Magalhães, é considerado seu marco inicial.
c) o indianismo se verificou
tanto em prosa como em verso.
d) os poetas ultra-românticos
como Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo pertencem à segunda geração.
e) José
de Alencar, seu maior prosador, dedicou-se exclusivamente a romances
indianistas e urbanos.
3)
"Ubirajara", de José de Alencar, e "Espumas
Flutuantes", de Castro Alves, são obras do Romantismo porque
a) resgatam os comportamentos
heróicos da Idade Média.
b) valorizam os temas lendários,
regionais e exóticos.
c) exploram as identificações
entre a natureza e o ser humano.
d) confirmam as características
do individualismo moderno.
e) ilustram as discussões de
ordem política de sua época.
4) Analise as seguintes
afirmativas:
I - José de Alencar, prosador
romântico, escreveu sobre várias temáticas. São famosos seus romances sobre a
mulher, dentre os quais podemos citar DIVA, LUCÍOLA e HELENA.
II - Machado de Assis, romancista
de grande expressão, também foi poeta. Um de seus poemas é "A
Carolina", dedicado a sua esposa falecida.
III - A literatura jesuítica
objetivava tanto a catequese quanto a instrução e teve como expoente o poeta
Cláudio Manoel da Costa.
IV - No Barroco literário
encontram-se dois estilos: "cultismo", que se caracteriza pela
linguagem rebuscada, pelo jogo de palavras, e "conceptismo", que é
marcado pelo jogo de idéias, pelos conceitos.
V - Ao se estudar a Literatura
por períodos, épocas, estilos, é preciso ter em mente que essas divisões são
meramente didáticas, porque cada autor tem a sua particularidade, apesar de
pertencer a um conjunto maior.
Assinale a alternativa que indica
as afirmativas corretas.
a) I, II e IV
b) II, IV
e V
c) I, III e V
d) II, III e V
e) III, IV e V
5)
No capítulo XV do romance "Iracema", de José de Alencar,
Iracema e Martim tornam-se, efetivamente, marido e mulher.
Em relação a esse episódio, é
correto afirmar que
a) a união se dá enquanto o velho
pajé dorme profundamente na cabana.
b) Martim possui Iracema sob os
efeitos do vinho de Tupã.
c) Martim não resiste à paixão
por Iracema e decide possuí-la, enquanto Araquém se ausenta da cabana.
d) Iracema se arrepende pela
perda de sua virgindade e corre para banhar-se no rio a fim de purificar-se do
pecado.
e) os dois amantes são flagrados
pelo pajé, que os expulsa imediatamente da taba.
6) I. "... o recebia
cordialmente e o tratava como amigo; seu caráter nobre simpatizava com aquela
natureza inculta."
lI. "Em..., o índio fizera a
mesma impressão que lhe causava sempre a presença de um homem daquela cor;
lembrara-se de sua mãe infeliz, da raça de que provinha."
III. "Quanto a ..., via em
Peri um cão fiel que tinha um momento prestado um serviço à família, e a quem
se pagava com um naco de pão."
Nestes excertos, registram-se as
reações de três personagens de "O Guarani" à presença de Peri, quando
este começa a freqüentar a casa de D. Antônio de Mariz. Apenas seus nomes foram
omitidos. Mantida a ordem da seqüência, essas três personagens são
a) D. Antônio; Cecília; Isabel.
b) Álvaro; Isabel; Cecília.
c) D.
Antônio; Isabel; D. Lauriana.
d) D. Diogo; Cecília; D.
Lauriana.
e) D. Diogo; Isabel; Cecília.
7) A prosa literária adquiriu
consistência com as obras desses dois grandes romancistas: o primeiro, pelo
estilo ágil e preciso de seu único romance, que descreve pitorescamente os
tipos, os ambientes e os costumes do Rio da primeira metade do século XIX; o
segundo, pelo leque de romances que abriu, inspirados tanto na vida citadina do
Brasil Imperial quanto nas personagens míticas e tipos regionais de nossa
terra.
O texto acima está se referindo,
respectivamente, aos escritores
a) José de Alencar e Machado de
Assis.
b) Joaquim Manuel de Macedo e
Menotti del Picchia.
c) Aluísio Azevedo e Machado de
Assis.
d) Manuel
Antônio de Almeida e José de Alencar.
e) Euclides da Cunha e Manuel
Antônio de Almeida.
8) O romance é um gênero literário
que veio a se desenvolver no século ....., retratando sobretudo .....; era
muito comum publicar-se em partes, nos jornais, na forma de ..... .
Preenchem corretamente as lacunas
do texto acima, pela ordem:
a) XVII - a alta aristocracia -
conto
b) XVIII - o mundo burguês -
folhetim
c) XVIII - o mundo burguês -
crônica
d) XIX -
o mundo burguês - folhetim
e) XIX - a alta aristocracia –
crônica
9) O POETA COME AMENDOIM - TEXTO I
Noites pesadas de cheiros e
calores amontoados...
Foi o sol que por todo o sítio
imenso do Brasil
Andou marcando de moreno os
brasileiros.
Estou pensando nos tempos de
antes de eu nascer...
A noite era pra descansar. As
gargalhadas brancas dos mulatos...
Silêncio! O Imperador medita os
seus versinhos.
Os Caramurus conspiram à sombra
das mangueiras ovais.
Só o murmurejo dos
cre'm-deus-padre irmanava os homens de meu país...
Duma feita os canhamboras
perceberam que não tinha mais escravos,
Por causa disso muita
virgem-do-rosáriõ se perdeu...
Porém o desastre verdadeiro foi
embonecar esta República temporã.
A gente inda não sabia se
governar...
Progredir, progredimos um
tiquinho
Que o progresso também é uma
fatalidade...
Será o que Nosso Senhor
quiser!...
Estou com desejos de desastres...
Com desejos do Amazonas e dos
ventos muriçocas
Se encostando na canjerana dos
batentes...
Tenho desejos de violas e solidões
sem sentido...
Tenho desejos de gemer e de
morrer...
Brasil...
Mastigado na gostosura quente do
amendoim...
Falado numa língua curumim
De palavras incertas num
remeleixo melado melancólico...
Saem lentas frescas trituradas
pelos meus dentes bons...
Molham meus beiços que dão beijos
alastrados
E depois semitoam sem malícia as
rezas bem nascidas...
Brasil amado não porque seja
minha pátria,
Pátria é acaso de migrações e do
pão-nosso onde Deus der...
Brasil que eu amo porque é o
ritmo no meu braço aventuroso,
O gosto dos meus descansos,
O balanço das minhas cantigas
amores e danças.
Brasil que eu sou porque é a
minha expressão muito engraçada,
Porque é o meu sentimento
pachorrento,
Porque é o meu jeito de ganhar
dinheiro, de comer e de dormir.
(Mário de Andrade. POESIAS
COMPLETAS. S.P.: Martins, 1996. p.
109-110)
TEXTO
II
A
política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras
morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria
de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma
função, ou o conjunto das funções do organismo nacional: é o exercício normal
das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo
contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela
contaminação de parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países
moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada.
(Rui Barbosa. Texto reproduzido
em ROSSIGNOLI, Walter. "Português: teoria e prática". 2. ed. São
Paulo: Ática, 1992. p. 19)
O poema de Mário de Andrade
apresenta semelhanças notáveis com o romance de Manuel Antônio de Almeida,
MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, uma das obras mais originais de nosso
romantismo literário. Essas semelhanças correspondem a:
a) abordagem satírica de nosso
sistema monárquica / forte conteúdo religioso.
b) desprezo pelo folclore
nacional / presença de heróis excepcionais.
c) sentimentalismo exacerbado /
ênfase nas descrições da paisagem brasileira.
d) abrasileiramento
da expressão literária / visão desmistificadora da realidade do país.
e) crítica ao indianismo
romântico / idealização do comportamento amoroso.
10) Indique a alternativa que se
refere corretamente ao protagonista de Memórias de um Sargento de Milícias, de
Manuel Antônio de Almeida.
a) Ele é uma espécie de barro
vital, ainda amorfo, a que o prazer e o medo vão mostrando os caminhos a
seguir, até sua transformação final em símbolo sublimado.
b) Enquanto cínico, calcula
friamente o carreirismo matrimonial; mas o sujeito moral sempre emerge,
condenando o próprio cinismo ao inferno da culpa, do remorso e da expiação.
c) A personalidade assumida de
sátiro é a máscara de seu fundo lírico, genuinamente puro, a ilustrar a tese da
"bondade natural", adotada pelo autor.
d) Este herói de folhetim se dá a
conhecer sobretudo nos diálogos, nos quais revela ao mesmo tempo a malícia
aprendida nas ruas e o idealismo romântico que busca ocultar.
e) Nele,
como também em personagens menores, há o contínuo e divertido esforço de
driblar o acaso das condições adversas e a avidez de gozar os intervalos da boa
sorte.
11) Além do romance de Lucíola, José de Alencar escreveu
a) "Inocência", cuja
ação se passa no sertão, onde mora Pereira, que divide as mulheres entre
prostitutas e "famílias", estas as filhas e esposas mantidas isoladas
em casa, pois, se vissem homem que não o pai ou marido, fatalmente se
igualariam às prostitutas devido a sua condição de fêmeas, por definição
depravadas.
b) "O seminarista",
romance passional que discute a instituição do celibato clerical: o Padre
Eugênio, retornando à cidade natal, sente reacender-se uma antiga paixão;
apesar de tentar resistir, acaba por cair em tentação, e a quebra do voto de
castidade o leva à loucura.
c) "A moreninha", narrativa
de intriga simples e temática mundana, em que os sentimentos e motivações
jamais adquirem profundidades impróprias para a conversação em sociedade na
presença de mocinhas e senhoras respeitáveis.
d)
"Ubirajara", um de seus romances voltados para a recriação do passado
do Brasil, narrando os feitos heróicos de um índio capaz de permanecer
impassível enquanto formigas saúvas lhe devoram a mão, numa das provas a que se
submete para fazer jus à mão de sua pretendida.
e) "Memórias de um sargento
de milícias", que apresenta o quotidiano da "arraia-miúda" do
Rio de Janeiro, composta de personagens permanentemente em luta pela satisfação
das necessidades humanas mais elementares e sempre ávidos de gozar os momentos
de sorte favorável.
12) Assinale a alternativa que se
refere a Manoel Antônio de Almeida.
a) A ESCRAVA ISAURA é uma
narrativa antiescravagista que, ao mesmo tempo, retrata aspectos pitorescos do
modo de vida rural.
b) Em peças como QUEM CASA, QUER
CASA e O JUIZ DE PAZ NA ROÇA, o autor descreve com humor e ironia o convívio de
tipos rurais com a sociedade urbana do Rio de Janeiro no século XIX.
c) O romance IRACEMA pertence à
vertente histórico-indianista do Romantismo brasileiro, no qual o autor
idealiza tanto a figura indígena quanto o período colonial.
d) Com A MORENINHA, o autor
inaugura o romance romântico no Brasil, seguindo os padrões literários europeus
na criação do enredo e dos personagens e retratando de forma amena a burguesia
carioca.
e) O
personagem Leonardo, de MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, é o anti-herói
desta narrativa de costumes que retrata, com tintas realistas, as classes
populares do Rio de Janeiro no início do século XIX.
13) O romance regionalista brasileiro
teve importância fundamental em nossa literatura. Desde o Romantismo, deu ao
país uma visão de si mesmo, valorizando as diferenças que ainda hoje marcam as
regiões do Brasil.
Assinale a alternativa em que
aparece o nome de um romancista que não desenvolveu tal tendência.
a) Graciliano Ramos
b) José de Alencar
c) Manuel
Antônio de Almeida
d) Visconde de Taunay
e) Érico Veríssimo
14) No romance IRACEMA, José de
Alencar
a) desenvolve, na linha mesma do
enredo, valores éticos e estéticos próprios da sociedade burguesa européia.
b) busca
fundir num mesmo código as imagens de um lirismo romântico e alguns modos de
nomeação e construção da língua tupi.
c) defende a superioridade da
cultura indígena sobre a européia, tal como o demonstra o desfecho desse
romance idealizante.
d) faz confluírem o plano
lendário e o plano histórico, o primeiro representado por Martim, e o segundo,
por Iracema.
e) dispõe-se a desenvolver a
história de uma virgem que, resistindo ao colonizador, representa o poder da
natureza indomável.
15) Relacione as colunas.
1. "Memórias de um sargento
de milícias"
2. "Inocência"
3. "Escrava Isaura"
( ) Focaliza uma fuga de Minas para Recife.
( ) Apresenta detalhismo paisagístico do
sertão.
( ) Sob o enfoque cômico, critica os
costumes morais.
( ) Narra história de amor e morte no
sertão.
A seqüência correta é
a) 2 - 1 - 2 - 2.
b) 1 - 1 - 2 - 1.
c) 3 - 2
- 1 - 2.
d) 1 - 3 - 1 - 1.
e) 3 - 1 - 3 - 2.