LISTA DE EXERCÍCIOS – 2ª
FASE DO MODERNISMO
1) (FUVEST) Em determinada época, o romance
brasileiro "procurou (...) enraizar fortemente as suas histórias e os seus
personagens em espaços e tempos bem circunscritos, extraindo de situações
culturais típicas a sua visão do Brasil."
(
Alfredo Bosi )
Esta afirmação aplica-se a
a) Vidas Secas e Fogo Morto.
b) Macunaíma e A Hora da Estrela.
c) A Hora da Estrela e Serafim Ponte Grande.
d) Fogo Morto e Serafim Ponte Grande.
e) Vidas Secas e Macunaíma.
2) (UNITAU) O estilo conciso, a linguagem
sóbria, a técnica da interiorização e a análise psicológica caracterizam-no,
principalmente em sua obra "Angústia".
Trata-se de:
a) Jorge Amado.
b) Érico Veríssimo.
c) Graciliano Ramos.
d) José Lins do Rego.
e) Clarice Lispector.
3) (UFPE) " A natureza representou a
afirmação do nacionalismo brasileiro, nos períodos romântico e
modernista."
Partindo deste pressuposto, assinale a
alternativa incorreta.
a) "O exotismo e a exuberância da
natureza brasileira tanto inspiraram os autores românticos quanto os
modernistas."
b) "O ufanismo nacionalista foi
explorado no Romantismo, enquanto no Modernismo havia, para o nacionalismo, uma
perspectiva crítica."
c) "Para os românticos, a natureza
exerceu profundo fascínio; nela eles viam a antítese da civilização que os
oprimia."
d) "No Modernismo, os princípios
nacionalistas defendidos por seus representantes incluíam o culto à natureza,
comprometido com a visão européia de mundo."
e) "Nas várias tendências do movimento
modernista, a natureza não se apresenta transfigurada, mas real. Os modernistas
não se consideravam nacionalistas exaltados só pelo simples fato de serem
brasileiros. Antes de mais nada, não tinham medo de falar dos males do
Brasil."
4) (UFPE) Nos poemas, contos e romances cuja
temática é nordestina, a literatura moderna apresenta a NATUREZA quase sempre
inóspita, agressiva. Qual dos fragmentos não justifica esta afirmação?
a) "Chegariam a uma terra desconhecida e
civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para
lá. O sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos como Fabiano, sinhá
Vitória e os dois meninos." (Graciliano
Ramos, em "VIDAS SECAS").
b) "Há uma miséria maior do que morrer
de fome no deserto: é não ter o que
comer na terra de Canaã." (José
Américo de Almeida, em "A BAGACEIRA")
c) "Tirei mandioca de chãs que o vento
vive a esfolar e de outras escalavradas pela seca faca solar" (João Cabral de Melo Neto, em "MORTE E
VIDA SEVERINA")
d) "Debaixo de um juazeiro grande, todo
um bando de retirantes se arranchara (...) Em toda a extensão da vista, nem uma
outra árvore surgia. Só aquele velho juazeiro, devastado e espinhento,
verdejaria a copa hospitaleira na desolação cor de cinza da paisagem " (Rachel de Queiroz, em "O
QUINZE")
e) "Este açúcar veio de uma usina de
açúcar em Pernambuco(...)Este açúcar era cana e veio dos canaviais extensos que
não nascem por acaso no regaço do vale." (Ferreira
Gullar em "O AÇÚCAR")
5) (UEL) Na década de 30, revelaram-se
escritores que souberam revitalizar as conquistas estéticas e culturais da
primeira fase do Modernismo, tais como os autores de
a) SAGARANA e LAÇOS DE FAMÍLIA.
b) MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE JOÃO MIRAMAR e
CONTOS NOVOS.
c) TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA e CANAÃ.
d) MENINO DE ENGENHO e O QUINZE.
e) PAULICÉIA DESVAIRADA e MARTIM-CERERÊ.
6) (UECE) É traço do Modernismo brasileiro:
a) o conformismo temático e estilístico
b) rigidez formal, principalmente na poesia
c) apego a temas bíblicos e formas
parnasianas
d) liberdade de expressão no conteúdo e na
forma
7) (CESGRANRIO) Toda época literária mantém
um diálogo com fases anteriores, tanto em relação à escolha temática quanto em
relação ao aproveitamento de recursos formais. Qual a observação INCORRETA na
relação entre os estilos de época?
a) A poesia da década de 1930 filia-se à
experiência do Parnasianismo.
b) O romance de 30 aprofunda a perspectiva do
Realismo.
c) A poesia concreta valoriza os processos
lúdicos do Barroco.
d) O Modernismo de 22 redimensiona a
preocupação nacionalista do Romantismo.
e) A poesia de 45 rompe com a liberdade
formal do Modernismo.
8) (UFRS) Assinale a afirmação correta sobre
o Romance de 30.
a) Predominou, entre os autores, uma
preocupação de renovação estética seguindo os padrões da vanguarda literária
européia.
b) Na obra de José Lins do Rego, predomina a
narrativa curta na recriação do modo de vida dos senhores de engenho.
c) Os autores, em suas obras, tematizaram os
problemas sociais com o intuito de denunciar as agruras das populações menos
favorecidas.
d) O caráter regionalista dos romances deste
período deve-se à reprodução fiel do linguajar típico de cada região.
e) A obra de Jorge Amado pode ser considerada
uma exceção, no conjunto da época, porque seus romances apresentam uma grande
inovação na estrutura narrativa.
9) (MACKENZIE) Assinale a alternativa na qual
aparece um trecho que NÃO pode ser creditado a qualquer escritor da prosa
modernista dos anos trinta.
a) Já não pareciam condenados a trabalhos
forçados: assimilavam o interesse da produção. E o senhor de engenho
premiava-lhes as iniciativas adquirindo-lhes os produtos a bom preço.
b) Clape-clape. As alpercatas batiam no chão
rachado. O corpo do vaqueiro derreava-se, as pernas faziam dois arcos, os
braços moviam-se desengonçados. Parecia um macaco. Entristeceu. Considerar-se
plantado em terra alheia! Engano.
c) Toda gente tinha achado estranha a maneira
como o Capitão Rodrigo Cambará entrara na vida de Santa Fé. Um dia chegou a
cavalo, vindo ninguém sabia de onde, com o chapéu barbicado puxado para a nuca,
a bela cabeça de macho altivamente erguida, e aquele seu olhar de gavião que
irritava e ao mesmo tempo fascinava as pessoas.
d) Explico ao senhor: o diabo vive dentro do
homem, os crespos do homem - ou é o homem arruinado, ou o homem dos avêssos.
Sôlto, por si, cidadão, é que não tem diabo nenhum. Nenhum! - é o que digo. O
senhor aprova? Me declare tudo, franco - é alta mercê que me faz: e pedir
posso, encarecido. Êste caso - por estúrdio que me vejam - é de minha certa
importância.
e) Antônio Balduíno fala. Ele não está
fazendo discurso, gente. Está é contando o que viu na sua vida de malandro.
Narra a vida dos camponeses nas plantações de fumo, o trabalho dos homens sem
mulheres, o trabalho das mulheres nas fábricas de charuto. Perguntem ao Gordo
se pensarem que é mentira. Conta o que viu. Conta que não gostava de operário,
de gente que trabalhava.
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