GERAÇÃO DE 30 - Gênero lírico
1) (CESGRANRIO-1995) Apesar de
modernista, Vinicius apresenta, no texto, características da estética
romântica.
Assinale a única característica
romântica NÃO presente nesse texto:
Pátria Minha
A minha pátria é como se não fosse, é íntima
Doçura e vontade de chorar; uma criança dormindo
É minha pátria. Por isso, no exílio
Assistindo dormir meu filho
Choro de saudades de minha pátria.
Se me perguntarem o que é a minha pátria, direi:
Não sei. De fato, não sei (...)
Mas sei que a minha pátria é a luz, o sal e a água
Que elaboram e liquefazem a minha mágoa
Em longas lágrimas amargas.
Vontade de beijar os olhos de minha pátria
De niná-la, de passar-lhe a mão pelos cabelos...
Vontade de mudar as cores do vestido
[(auriverde!) tão feias
De minha pátria, de minha pátria sem sapatos
E sem meias, pátria minha
Tão pobrinha!
Porque te amo tanto, pátria minha, eu que não tenho
Pátria, eu semente que nasci do vento
Eu que não vou e não venho, eu que permaneço
Em contacto com a dor do tempo (...)
Ponho no vento o ouvido e escuto a brisa
Que brinca em teus cabelos e te alisa
Pátria minha, e perfuma o teu chão...
Que vontade me vem de adormecer-me
Entre teus doces montes, pátria minha
Atento à fome em tuas estranhas
E ao batuque em teu coração.
Teu nome é pátria amada, é patriazinha
Não rima com mãe gentil
Vives em mim como uma filha, que és
Uma ilha de ternura: a Ilha
Brasil, talvez.
Vinicius de Moraes – Trechos
a) Preocupação com o eu-lírico,
através da expressão de emoções pessoais.
b) Valoração de elementos da
natureza, como forma de exaltação da terra brasileira.
c) Sentimentos de saudade e
nostalgia, causados pela dor do exílio.
d) Preocupação social, através da
menção a problemas brasileiros.
e) Abandono do ideal purista dos
neoclássicos na prevalência do conteúdo sobre a forma.
2) (PUC-SP-1995) Em 1945 Carlos
Drummond de Andrade escreveu A ROSA DO POVO. Nela podemos verificar que:
a) uma análise do comportamento
humano, na relação cidade e campo.
b) apenas uma teoria de sua
própria produção poética.
c) uma reflexão sobre os valores
teológicos e metafísicos do homem contemporâneo.
d) uma predileção por temas
eróticos e sensuais.
e) uma temática social e política
e uma denúncia das dilacerações do mundo.
3) (UFPE-1996) OBSERVE:
"Tive ouro, tive gado, tive
fazendas
Hoje sou funcionário público.
Itabira é apenas uma fotografia
na parede
Mas, como dói!"
(Carlos Drummond de Andrade /
CONFIDÊNCIAS DE ITABIRANO)
( )
Foi um poeta que tratou de assuntos brasileiros a regionais (no texto anterior,
fala sobre Minas Gerais) dando-lhe um caráter folclórico e exótico.
( )
Versejou sempre de acordo com a poética tradicional, respeitando a métrica e
rima.
( )
Sua maturidade poética foi atingida através da precisão da linguagem e do
aprofundamento da visão de mundo.
( )
A sua poesia tem como pólos o EU e o mundo; no primeiro sobressaem os temas do
passado (a família e a província) e o amor, caracterizado pela carência.
( )
Além de explorar as profundezas do EU, preocupa-se com o social, canta a
solidariedade e interroga sobre o sentido de vida.
4) (ITA-1997) Dadas as
afirmações:
I) A poesia de Carlos Drummond de
Andrade, de caráter fundamentalmente regionalista e preocupada com o cotidiano,
restringe-se a um inventário das emoções mineiras do poeta.
II) A poesia de Manuel Bandeira,
de inspiração jornalística e de caráter confidencial e autobiográfico,
exprime-se tanto pelo verso livre quanto pelo tradicional.
III) A obra lírica de Cecília
Meireles, marcada por constantes formais - como o mar, o espaço, a solidão, o
sentimento do efêmero, é essencialmente descritiva, voltada para a natureza
brasileira e nossos vultos históricos.
Est(á) (ão) correta(s):
a) Nenhuma
b) Apenas I
c) Apenas II
d) Apenas III
e) Todas
5) (CESGRANRIO-1999) O poema
Romaria insere-se no livro ALGUMA POESIA, que Drummond publicou em 1930. Esta
data marca, no Modernismo, o início de uma fase caracterizada pela (o):
a) Era Vargas, com uma literatura
mais construtiva e mais politizada na prosa - José Lins do Rego, Graciliano
Ramos.
b) redemocratização do país e fim
do Estado Novo, com o regionalismo abordando problemas humanos universais -
João Guimarães Rosa.
c) anarquia, com manifestos que
rejeitavam as estruturas do passado, predominando, na poesia, o verso livre.
d) preocupação dos poetas com o
policiamento da expressão e com a estética - João Cabral de Mello Neto,
Ferreira Gullar.
e) nacionalismo exacerbado, com
uma poesia mais voltada para as causas sociais, cultivando o rigor na rima e na
métrica.
6) (UFRS-1998) Sobre Carlos
Drummond de Andrade, é correto afirmar que
a) é o nome inquestionável na
consolidação da poesia moderna no Brasil, pela síntese que logrou realizar
entre várias contradições históricas do país.
b) predomina, em seus poemas, uma
linguagem erudita, com termos raros, compatível com os tópicos existenciais mas
inadequada para os temas do cotidiano.
c) publicou uma série de livros
de poesia e de crônicas que tratam predominantemente de temas provincianos, o
que localiza sua obra na vertente regionalista da literatura brasileira.
d) se dedicou à construção de uma
linguagem objetiva e rigorosa, voltada para a expressão literária da paisagem
tropical.
e) sua poesia se caracteriza pelo
lirismo de tom irônico e melancólico, registro de um inconformismo em relação à
escassez de leitores de poesia no Brasil.
7) (FUVEST-1999) Refere-se
corretamente a ALGUMA POESIA, de Drummond, a seguinte afirmação:
a) A imagem do poeta como
"gauche" revela a sua militância na poesia engajada e participante,
de esquerda.
b) As oposições sujeito-mundo e
província-metrópole são fundamentais em vários poemas.
c) A filiação modernista do livro
liberou o poeta das preocupações com a elaboração formal dos poemas.
d) O livro não contém textos
metalingüísticos, o que caracteriza a primeira fase do autor.
e) A ironia e o humor evitam que
o eu-lírico se distancie ou se isole, proporcionando-lhe a comunhão com o mundo
exterior.
8) (ENEM-1999) Quem não passou
pelas experiência de estar lendo um texto e defrontar-se com passagens já lidas
em outros? Os textos conversam entre si em um diálogo constante. Esse fenômeno
tem a denominação de intertextualidade. Leia os seguintes textos:
I. Quando nasci, um anjo torto
Desses que vivem na sombra
Disse: Vai Carlos! Ser "gauche" na vida
(ANDRADE, Carlos
Drummond de. ALGUMA
POESIA. Rio de Janeiro:
Aguilar, 1964)
II. Quando nasci veio um anjo safado
O chato dum querubim
E decretou que eu tava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim.
(BUARQUE, Chico. LETRA
E MÚSICA. São
Paulo: Cia das Letras,
1989)
III. Quando nasci um anjo esbelto
Desses que tocam trombeta, anunciou:
Vai carregar bandeira.
Carga muito pesada pra mulher
Esta espécie ainda envergonhada.
(PRADO, Adélia.
BAGAGEM. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986)
Adélia Prado e Chico Buarque
estabelecem intertextualidade, em relação a Carlos Drummond de Andrade, por
a) reiteração de imagens
b) oposição de idéias
c) falta de criatividade
d) negação dos versos
e) ausência de recursos
9) (PUCCAMP-1999)
Uma mulher ao sol - eis todo o meu desejo
Vinda do sal do mar, nua, os braços em cruz
A flor dos lábios entreaberta para o beijo
A pele a fulgurar todo o pólen da luz.
A quadra anterior introduz um
soneto de Vinícius de Moraes. Nesses versos, o leitor pode comprovar a seguinte
característica da lírica amorosa do poeta:
a) dilaceramento provocado pela
paixão carnal e pela ânsia de salvação religiosa.
b) reconhecimento da fugacidade
do tempo, revelada num momento de excitação sensual.
c) celebração da amada num quadro
cotidiano, valorizando-se o estilo típico dos modernistas combativos.
d) visão mística, na qual os
desejos são sublimados e a natureza é divinizada.
e) exaltação erótica, integrada
no mundo natural e elevada ao plano do sublime.
10) (PUCSP-1999)
Um
dia ela veio para rede,
se enroscou nos meus
braços,
me deu um abraço,
me deu as maminhas
que eram só minhas.
A rede virou,
O mundo afundou.
(Carlos Drummond de
Andrade)
Em relação ao fragmento, retirado
do poema INICIAÇÃO AMOROSA, de Carlos Drummond de Andrade, é correto afirmar
que
a) segue a tradição poética
parnasiana, revelando, entretanto, uma poesia sintetizada em elementos cotidianos.
b) assume a linguagem cotidiana,
desqualificando o lirismo da poesia e, conseqüentemente, a qualidade poética da
mensagem.
c) procura valorizar a rima
tradicional, a metrificação regular e um lirismo pessoal afirmado em uma emoção
contida.
d) adere à vanguarda dos anos 60,
eliminando a subjetividade e exaltando o lirismo amoroso por meio do humor, da
ironia.
e) emprega uma linguagem
coloquial que desorganiza a métrica e apresenta o lirismo arraigado na cena
cotidiana.
11) (UFSM-1999) A respeito da poesia
de Vinicius de Moraes, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmação a
seguir.
( ) Sob a forma de soneto, privilegia
temáticas líricas, sobretudo o amor e sua múltiplas manifestações.
( ) Celebra a sensualidade com versos que
apresentam imagens a respeito do sexo e do corpo.
( ) O cunho erótico dos poemas exclui a
experiência mística do amor.
A seqüência correta é
a) V - F - F.
b) V - V - F.
c) F - V - F.
d) V - F - V.
e) F - F - V.
12) (UFSM-2000)
1
De repente do riso fez-se o pranto
2
Silencioso e branco como a bruma
3
E das bocas unidas fez-se a espuma
4 E das mãos espalmadas fez-se espanto.
5
De repente da calma fez-se o vento
6 Que dos olhos desfez a última chama
7
E da paixão fez-se o pressentimento
8 E do momento imóvel fez-se o drama.
Vinícius de Moraes, nos versos
transcritos, mostra como, na separação amorosa, uma coisa se transforma em
outra. Em que verso(s) NÃO há registro de tal transformação?
a) v.2 e 6.
b) v.1.
c) v. 5.
d) v.3 e v.4.
e) v.7 e 8.
13) (UERJ-2002-adaptada)
MULHER AO ESPELHO
Hoje, que seja esta ou aquela,
pouco me importa.
Quero apenas parecer bela,
pois, seja qual for, estou morta.
(MEIRELES, Cecília. "Poesias
Completa." Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973.)
O poema de Cecília Meireles
revela uma mudança de perspectiva em relação à primeira geração modernista,
pois
a) apresenta um lirismo objetivo.
b) retoma basicamente temas do
contexto regional.
c) apresenta tom irreverente e
humorístico, apesar de retomar o simbolismo.
d) retoma temas como o lirismo e
a busca pela rima como forma perfeita do poema.
e) retoma o lirismo e temas como
a angústia existencial.
14) (UFRS-2000) Em relação às
alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO corresponde a uma caracterização
da poesia de Cecília Meireles.
a) Culto da beleza imaterial e
valorização da transcendência.
b) Poesia universalista e de teor
filosófico, em busca de um sentido da vida.
c) Musicalidade bem construída,
aliada a uma plasticidade das imagens.
d) Ênfase do poema-piada.
e) Ressonâncias da tradição
clássica na construção métrica.
15) (UFAL-2000) "O que me
leva a crer no desaparecimento do bem-te-vi são as mudanças que começo a
observar na sua voz. O ano passado, aqui nas mangueiras dos meus simpáticos
vizinhos, apareceu um bem-te-vi caprichoso, muito moderno, que se recusava a
articular as três sílabas tradicionais do seu nome, limitando-se a gritar.-
"...te-vi! te-vi!", com a maior irreverência gramatical. Como dizem que as últimas gerações andam
muito rebeldes e novidadeiras, achei natural que também os passarinhos
estivessem contagiados pelo novo estilo humano."
(Cecília Meireles)
Assinale como VERDADEIRAS as
afirmações que estão corretas em relação ao texto acima, e como FALSAS aquelas
em que isso não ocorre.
( ) A autora acredita que, por falta de
adaptação às condições da vida moderna, os passarinhos tendem a desaparecer do
cenário urbano.
( ) A modernidade atribuída ao canto que
ouviu de determinado bem-te-vi está, segundo sugere a autora, no caráter mais
sintético do próprio canto do pássaro.
( ) A "irreverência gramatical "
de que se trata está no fato de se começar uma frase com o pronome
"te".
( ) Por "novo estilo humano"
entende-se, aqui, a capacidade que têm as novas gerações de aprender com as
mais velhas.
( ) O primeiro período do texto vale pelo
efeito de humor, o que se comprova com o desenvolvimento das observações da
autora.
16) (UFPE-2000)
"Pus meu sonho num navio
e o navio em cima do mar
- depois abri o mar com as mãos
para o meu sonho naufragar' '
(Cecília
Meireles)
Os versos acima fazem parte da
poética de Cecília Meireles. Dessa autora, é incorreto dizer que:
a) conservou os laços com o
Simbolismo, o que se evidencia na sua visão de mundo, na sua linguagem e na sua
estética.
b) revelou predileção por imagens
a partir da música, da água, do ar, do mar, do vento, do espaço.
c) foi hábil na utilização de
versos curtos, de grande musicalidade e apurada seleção vocabular.
d) como uma de suas opções
poéticas, sobressai a evasão pelo sonho.
e) manteve uma atitude constante
de distanciamento do tema em sua poesia lírica.
17) (UFRS-2001) Leia as estrofes
abaixo, de Vinícius de Moraes, e a afirmação que as segue.
01 "Uma lua no céu apareceu
02 cheia e branca; foi quando,
emocionada
03 a mulher a meu lado estremeceu
04 e se entregou sem que eu
dissesse nada.
05 Larguei-as pela jovem
madrugada
06 ambas cheias e brancas e sem
véu
07 perdida uma, a outra
abandonada
08 uma nua na terra, outra no
céu."
Por meio de versos .......... em
que é perceptível um lirismo .........., típico de sua poesia, Vinícius de
Moraes aproxima a mulher e a lua, fundindo-as, em alguns momentos, como
acontece no verso de número ..... .
Assinale a alternativa que
preenche corretamente as lacunas acima.
a) octossílabos - amoroso - 06
b) heptassílabos - social - 07
c) decassílabos - moralizante -
08
d) octossílabos - despojado - 07
e) decassílabos - sensual – 06
18) (UFV-2002) Leia com atenção o
seguinte fragmento do "Poema Dialético", de Murilo Mendes, para
responder a esta questão:
Todas as formas ainda se encontram em esboço,
Tudo vive em transformação:
Mas o universo marcha
Para a arquitetura perfeita.
Retiremos das árvores profanas
A vasta lira antiga:
Sua secreta música
Pertence ao ouvido e ao coração de todos.
Cada novo poeta que nasce
Acrescenta-lhe uma corda.
(MENDES, Murilo. "O menino
experimental”)
Assinale a alternativa que NÃO
corresponde a uma possível leitura do poema:
a) O poeta, unindo tradição e
modernidade, tem como matéria poética o universo, em seu estado de constante
transformação.
b) Para se atingir a
"arquitetura perfeita", o poeta só deve se inspirar nos princípios da
poética clássica, restringindo-se às influências da "vasta lira
antiga".
c) O eu poético defende a
universalidade da poesia, sempre aberta às tendências do passado, do presente e
do futuro.
d) O poeta manifesta-se atento à
tendência transformadora das coisas e dos seres, em direção à "arquitetura
perfeita".
e) Nos dois últimos versos, o
poeta faz alusão à constante renovação criadora da poesia, numa convergência do
novo com a tradição.
19) (UFV-2002) Atente para o que
diz Júlio C. Guimarães sobre o poeta Murilo Mendes:
Na forte presença de elementos
ligados à visualidade na obra poética de Murilo Mendes, é possível estabelecer
algumas distinções que se verificam fundamentais para o exame desta questão tal
como aqui é proposto. De um lado, estão elementos puramente visuais, que
naturalmente ocorrem de várias formas. De outro lado, está a visualidade
configurada como linguagem, isto é, como artes visuais, ou artes plásticas,
cuja presença se dá como referência, em diferentes graus, seja a determinada
obra de arte, seja a determinado artista.
(GUIMARÃES,
Júlio Castañon. "Territórios / conjunções: poesia e prosa críticas de
Murilo Mendes". Rio de Janeiro: Imago, 1993. p. 63.)
Em todas as alternativas que se
seguem são citados fragmentos da obra de Murilo Mendes que expressam essa
tendência à visualidade a que se refere o crítico, expressiva da poesia crítica
do poeta, EXCETO em:
a) "Mapa": Tudo é ritmo
no cérebro do poeta. Não me inscrevo em nenhuma teoria.
b) "Grafito para Sergei
Eisenstein":O horizonte do filmeCresce, a consciênciaMarcha em nós, mil,
dePartícipes imediatos, da Cooperativa que somosOu deveríamos ser,De contrastes
que portamosEm giro, visão & sangue.
c) "Fim":Eu existo para
assistir ao fim do mundo,Eu existo para a visão beatífica.
d) "Texto de
informação":Tiro do bolso examinoCertas formas de gramáticade retóricade
poéticaConsidero-as na sua forma visual.
e) "Pré-História":Mamãe
vestida de rendasTocava piano no caos.Uma noite abriu as asasCansada de tanto
som,Equilibrou-se no azul,De tonta não mais olhouPara mim, para ninguém!Cai num
álbum de retratos.
20) (UFPE-2003) "Leve é o
pássaro;
e a sua sombra voante,
mais leve
...........................................
E o desejo rápido
desse antigo instante,
mais leve.
E a figura invisível
do amargo passante,
mais leve."
(Cecília
Meireles)
"Mais claro e fino do que as
finas pratas
O som da sua voz deliciava..
Na dolência velada das sonatas
Como um perfume a tudo
perfumava."
(Cruz
e Souza)
Qual a semelhança ou o ponto de
convergência entre a poesia neo-simbolista de Cecília Meireles e a de Cruz e
Souza?
a) A objetividade e o
materialismo marcantes no estilo parnasiano.
b) A realidade focalizada de
maneira vaga, em versos que exploram a sonoridade das palavras.
c) A preocupação formal e a
presença de rimas ricas.
d) O erotismo e o bucolismo como
tema recorrente.
e) A impassibilidade dos
elementos da natureza e a presença da própria poesia como musa.
21) (UFPE-2004) Sobre Cecília
Meireles e Manuel Bandeira, podemos afirmar que:
( )
ambos são poetas que aderiram ao Modernismo, embora tenham experimentado outras
tendências estéticas anteriores.
( )
Bandeira eliminou posteriormente os resíduos parnasianos e simbolistas de sua
poesia, os quais podem ser observados em Cinza das Horas e Carnaval. Como se lê
em sua poesia, predominam o lirismo do eu e o subjetivismo.
( )
Bandeira empresta à sua poesia um caráter confidencial, mas, ao contrário dos
poetas românticos, observa-se que ironiza seus próprios desejos,
considerando-os ilusões.
( )
Cecília Meireles, considerada uma neo-simbolista, é, contudo, bastante objetiva
na construção de sua temática poética.
( )
apesar da delicadeza de suas imagens e da propriedade de seus símbolos, como no
texto transcrito, a poesia de Cecília tem caráter inovador e futurista.
22) (UFSCAR-2004) Leia o texto
seguinte.
Reinvenção
A vida só é possível
reinventada.
Anda o sol pelas campinas
e passeia a mão dourada
pelas águas, pelas folhas ...
Ah! tudo bolhas
que vêm de fundas piscinas
de ilusionismo ... - mais nada.
Mas a vida, a vida , a vida
a vida só é possível
reinventada. [...]
(Cecília
Meireles)
Podemos dizer que, nesse trecho
de um poema de Cecília Meireles, encontramos traços de seu estilo
a) sempre marcado pelo momento
histórico.
b) ligado ao vanguardismo da
geração de 22.
c) inspirado em temas
genuinamente brasileiros.
d) vinculado à estética
simbolista.
e) de caráter épico, com
inspiração camoniana.
23) (FAAP) Texto I
23) (FAAP) Texto I
"Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Gonçalves
Dias
Texto II
Minha terra tem macieiras da Califórnia
onde cantam gaturamos de Veneza.
Os poetas da minha terra
são pretos que vivem em torres de ametista,
os sargentos do exército são monistas,
cubistas,
os filósofos são polacos vendendo a
prestações.
A gente não pode dormir
com os oradores e os pernilongos.
Os sururus em família têm por testemunha a
Gioconda.
Eu morro sufocado
em terra estrangeira.
Nossas flores são mais bonitas
nossas frutas mais gostosas
mas custam cem mil réis a dúzia.
Ai quem me dera chupar uma carambola de
verdade
e ouvir um sabiá com certidão de idade!
Murilo
Mendes
O texto II pertence ao estilo de época do:
a) modernismo
b) dadaísmo
c) futurismo
d) pré-modernismo
e) simbolismo
24)(UNESP) A partir da leitura dos seguintes poemas, assinale a alternativa INCORRETA com relação ao Modernismo.
24)(UNESP) A partir da leitura dos seguintes poemas, assinale a alternativa INCORRETA com relação ao Modernismo.
I - VÍCIO DA FALA
"Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados."
(Oswald
de Andrade)
II - POEMA DO BECO
"Que importa a paisagem, a Glória, a
baía, a linha do horizonte?
- O que eu vejo é o beco."
(Manuel
Bandeira)
III - FESTA FAMILIAR
"Em outubro de 1930
Nós fizemos - que animação!
Um pic-nic com carabinas."
(Murilo
Mendes)
IV - COTA ZERO
"Stop
A vida parou
ou foi o automóvel?"
(Carlos
Drummond de Andrade)
a) Os poemas quando não se fixam em uma cena
da vida cotidiana podem refletir sobre a nossa história com muito humor e
ironia.
b) Predomínio do verso livre e cultivo de uma
poesia sintética.
c) Introdução da fala popular e elementos
característicos da prosa.
d) Os poemas mostram claramente uma ruptura
com os códigos literários anteriores na forma; no conteúdo buscam penetrar mais
fundo na realidade brasileira.
e) As experiências de linguagem desses poemas
modernistas tentam resgatar o formalismo e a riqueza sonora da poesia
parnasiana.