sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Modernismo - 1ª Fase

LITERATURA
1) (F.C.Chagas-SP) Considerando os acontecimentos da Semana de Arte Moderna e a atitude de seus principais integrantes, é correto dizer que o primeiro momento do Modernismo brasileiro visava:
a)atualizar nossa produção literária, fazendo com que reproduzisse a estética e a temática euramericanas, em vigência desde o início do século.
b)instaurar uma literatura politicamente empenhada e combativa, inspirada no Neo-Realismo e no Neo-Naturalismo.
c)propor um conjunto de normas e de regras literárias, pautadas nos ensinamentos clássicos, que orientassem nossa produção literária.
d)reavivar nossa produção literária, que desde fins do século XIX, com a decadência do Simbolismo, escasseava.
e)combater remanescentes literários retrógrados, representados sobretudo pelo  Parnasianismo, a fim de renovar o curso da literatura que se fazia entre nós.

2) (F.C. Chagas-SP) “O primitivismo, que na França aparecia como exotismo, era para nós, no Brasil, primitivismo mesmo. Pensei, então, em fazer uma poesia de exportação e não de importação, baseada em nossa ambiência geográfica, histórica e social. Como o pau-brasil foi a primeira riqueza brasileira exportada, denominei o movimento do Pau Brasil.”
As idéias do excerto acima associam-se:
a)    ao culto arcádico da natureza.
b)    Ao combate às mazelas sociais denunciadas pelo Naturalismo.
c)    Ao espírito de denuncia próprio de neo-realismo.
d)    Ao nacionalismo da primeira geração modernista.
e)    Às preocupações sociais vigentes no final do movimento romântico.

3) (FCMSC-SP)
3 de maio
“Aprendi com meu filho de dez anos
que a poesia é a descoberta
Das coisas que eu nunca vi.”
(Oswald de Andrade)

As cinco alternativas apresentam afirmações extraídas do Manifesto da Poesia Pau-brasil; assinale  a que está relacionada com o poema “3 de maio”.
a)    “Só não se inventou uma máquina de fazer versos – já havia o poeta parnasiano.”
b)    “... contra a morbidez romântica – pelo equilíbrio geômetro e pelo acabamento técnico.”
c)    “ nenhuma fórmula para a contemporânea expressão do mundo. Ver com os olhos livros.”
d)    “A poesia Pau-Brasil é uma sala de jantar domingueira, com passarinhos cantando na mata resumida das gaiolas...”
e)    “Temos a base dupla e presente – a floresta e a escola.”

4) O escritor modernista Oswald de Andrade, no Manifesto Antropófago (1928), afirma a propósito das relações entre a cultura brasileira e a de nossos colonizadores: Mas não foram cruzados que vieram. Foram fugitivos de UMA CIVILIZAÇÃO QUE ESTAMOS COMENDO porque somos fortes [...]
O texto cria uma aproximação com a carta de Pero Vaz de Caminha, inspirado principalmente na linguagem, como se verifica nos dois primeiros versos.
A característica da obra de Oswald de Andrade comprovada através dessa aproximação é
a) a ruptura com os padrões da língua literária culta.
b) o resgate crítico do passado brasileiro através da paródia.
c) a introdução das correntes de vanguarda nos textos modernistas.
d) a visão ingênua de um Brasil moderno-primitivo.
e) o deboche irônico do mundo dos acadêmicos e dos burgueses.

5) (Fatec) Algumas das características do Modernismo, que também aparecem na poesia de Manuel Bandeira, são:
a) o uso de preciosismos na linguagem e revalorização de temas do passado.
b) a valorização literária da linguagem coloquial e dos fatos do cotidiano.
c) o uso de "barbarismos universais" e do "lirismo bem comportado".
d) o espírito polêmico e o lirismo intimista.
e) a valorização da consciência crítica e a idealização do cotidiano.

6) (Fei) Assinalar a alternativa incorreta, quanto aos princípios básicos divulgados pelos participantes da Semana da Arte Moderna:
a) Desejo de expressão livre e a tendência para transmitir, sem os embelezamentos tradicionais do academismo, a emoção e a realidade do país;
b) Rejeição dos padrões portugueses, buscando uma expressão mais coloquial, próxima do falar brasileiro;
c) Combate a tudo que indicasse o "statu quo", o conhecido;
d) Manutenção da temática simbolista e parnasiana;
e) Valorização do prosaico e do humor, que, em todas as suas gamas, lavou e purificou a atmosfera sobrecarregada pelos acadêmicos.

7) (Uel) O nome de Oswald de Andrade está sobretudo associado
a) a um novo tratamento ficcional do regionalismo nordestino.
b) a poemas líricos que ainda carregam influência simbolista.
c) ao jornalismo político, demolidor, de denúncia social.
d) a um nacionalismo que resgata em sua pureza o indianismo romântico.
e) a uma revolução bem-humorada da linguagem da poesia e do romance.

8) (Uel) "Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do Antropófago."
O fragmento acima é um dos muitos que compõe um importante manifesto modernista, no qual
a) Oswald de Andrade proclama a supremacia criativa do nosso primitivismo sobre a cultura européia.
b) Monteiro Lobato reage violentamente contra uma exposição de quadros de Anita Malfatti.
c) Mário de Andrade busca definir aspectos técnicos da nova estética.
d) Cassiano Ricardo assinala sua adesão ao nacionalismo de características ufanistas.
e) Manuel Bandeira abandona o estilo neo-simbolista e proclama seu lirismo coloquial.

9) (Unirio) Em relação ao Modernismo, podemos afirmar que em sua primeira fase há:
a) maior aproximação entre a língua falada e a escrita, valorizando-se literariamente o nível coloquial.
b) pouca atenção ao valor estético da linguagem, privilegiando o desenvolvimento da pesquisa formal.
c) grande liberdade de criação, mas expressão pobre.
d) reconquista do verso livre.
e) ausência de inspiração nacionalista.

10) (Unesp) "Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente."

"Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz."

"Tupi, or not tupi that is the question."

            (Fragmento do Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade)

Analisando as idéias contidas nesses fragmentos, assinale a única alternativa que julgar INCORRETA.
a) O Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade articula-se ao movimento antropófago do Modernismo brasileiro, cuja expressão máxima se deu em "Macunaíma" de Mário de Andrade.
b) Em "Tupi, or not tupi that is the question", está implícita a crítica ao espírito de nacionalidade, falseado pelo estrangeirismo exacerbado entre nós, até os adventos do Modernismo.
c) Ainda nos fragmentos acima citados, deve-se entender não a aversão à cultura estrangeira, mas a dialética de conjunção das raízes nacionais à cultura européia.
d) A leitura dos três fragmentos acaba por desvendar a crítica à cultura brasileira que não estaria muito distante do primitivismo antropofágico.
e) O Manifesto Antropófago propõe a mobilidade cultural advinda da mobilidade do pensamento e dos valores do homem em sociedade.

11) (Ufpe) Leia o texto e indique: (V) Verdadeiro ou (F) Falso
"O céu jogava tinas de água sobre o noturno que me devolvia a São Paulo.
O comboio brecou lento para as ruas molhadas, furou a gare suntuosa e me jogou nos óculos menineiros de um grupo negro. Sentaram-me num automóvel de pêsames."
                        (Oswald de Andrade)
(     ) Seu autor é modernista da última fase, não tendo participado da Semana de Arte Moderna.
(     ) O nacionalismo de Oswald de Andrade foi uma volta ao ufanismo parnasiano, sem perspectiva crítica.
(     ) Principal divulgador da orientação nacionalista primitivista, participou do movimento Pau Brasil e do movimento Antropofágico.
(     ) Oswald de Andrade escreveu os textos mais corrosivos da estética modernista, destruindo os padrões tradicionais de narrativa.
(     ) Como se pode observar no texto, Oswald de Andrade destacou-se pela inovação no uso dos termos com derivações e formações estrangeiras, além de metáforas inusitadas. Sua narrativa estabelece uma mistura entre o descritivo e o narrativo.

12) (Mackenzie) E vivemos uns oito anos, até perto de 1930, na maior orgia intelectual que a história artística do país registra.
                        (Mário de Andrade)
Assinale a alternativa na qual aparece um fato cultural que não se encaixa no período mencionado acima.
a) A exposição de trabalhos de Anita Malfatti, criticada por Monteiro Lobato.
b) O Manifesto Pau-Brasil.
c) As duas "dentições" da REVISTA DE ANTROPOFAGIA.
d) O Verde-Amarelismo.
e) A revista KLAXON.

13) (Fatec) Atente para os trechos seguintes.
I - ... no Brasil, foi uma ruptura, foi um abandono de princípios e de técnicas conseqüentes, foi uma revolta contra o que era a Inteligência nacional.
II - A poesia Pau-Brasil. Ágil e cândida. Como uma criança. (...) O trabalho contra o detalhe naturalista - pela síntese; contra a morbidez romântica - pelo equilíbrio geômetra e pelo acabamento técnico; contra a cópia, pela surpresa.
III - Tanto o índio quanto o próprio Brasil passam a ser vistos como partes de um "paraíso americano", distante da decadência da civilização européia. (...) Na tentativa de definir a etnia brasileira, os escritores (...) constataram que o índio era o verdadeiro representante da raça brasileira, mais que o branco (identificado com o colonizador português).
IV - Queremos luz, ar, ventiladores, aeroplanos, reivindicações obreiras, idealismos, motores, chaminés de fábricas, sangue, velocidade, sonho, na nossa Arte.  E que o rufo de um automóvel, nos trilhos de dois versos, espante da poesia o último deus homérico, que ficou, anacronicamente, a dormir e a sonhar, na era do "jazz-band" e do cinema, com a frauta dos pastores da Arcádia e os seis divinos de Helena!

Desses trechos, traduzem o ideário modernista apenas
a) o II e o III.         
b) o I e o IV.
c) o I, o II e o III.    
d) o I, o II e o IV.
e) o II, o III e o IV.

14) (Ufrs) Assinale a alternativa INCORRETA.
a) Oswald de Andrade, autor do "Manifesto Antropófago", de 1928, compôs também o "Manifesto da Poesia Pau-Brasil", que discute concepções sobre a linguagem poética, a modernização e a cor local.
b) Mário de Andrade dedicou-se à renovação da ficção e da poesia, escrevendo também manifestos, prefácios e livros sobre o Brasil, a respeito dos mais variados assuntos.
c) As propostas do Modernismo, receptivas às diferentes linguagens artísticas, pretenderam discutir os padrões estéticos e culturais brasileiros.
d) O Modernismo, embora aberto à linguagem coloquial, não se opôs aos padrões poéticos e narrativos já consagrados desde o Romantismo.
e) Os poetas das diferentes tendências do Modernismo contribuíram para a inovação formal e temática da poesia brasileira, que posteriormente se aproximou da canção popular.

15) (Uel) Considere as seguintes afirmações sobre a produção literária de Mário de Andrade:
I. Na década de 20, o marco de sua ficção está nessa "rapsódia" em que busca demonstrar não o "caráter do homem brasileiro", mas o aspecto pluralista de nossa cultura, representada pelo mais estranho dos "heróis".
II. Sua poesia chegou a servir, de certo modo, como exemplificação de seus ideais estéticos: veja-se a íntima relação entre o "Prefácio interessantíssimo" e os poemas de PAULICÉIA DESVAIRADA.
III. É enorme o interesse pela cultura popular, e não apenas pelas manifestações artísticas desta: é na linguagem das ruas que vai buscar as bases de uma verdadeira "gramática brasileira".

Está correto o que vem afirmado em
a) I, apenas.
b) I e II apenas.
c) I e III apenas.
d) II e III apenas.
e) I, II e III.

16) (Ufpa) Oswald de Andrade, para sistematizar os princípios da corrente Pau-Brasil, do nosso Modernismo:
a) aproveitou-se exclusivamente das idéias dadaístas.
b) aproveitou-se de aspectos para os quais Pero Vaz de Caminha chama a atenção em sua Carta sobre o descobrimento do Brasil.
c) aproveitou-se das sugestões temáticas que se depreendem das sátiras de Gregório de Matos Guerra.
d) valeu-se de princípios da tradição poética parnasiana.
e) aproveitou a sugestão romântica de libertar a imaginação e a fantasia.

17) (Puc-SP)
“O fazendeiro criara filhos
Escravos escravas
Nos terreiros de pitangas e jabuticabas
Mas um dia trocou
O ouro da carne preta e musculosa
As gabirobas e os coqueiros
Os monjolos e os bois
Por terras imaginárias
Onde nasceria a lavoura verde do café.”

Este poema de Oswald de Andrade exemplifica o movimento nativista... O poeta, através de uma poesia reduzida ao ..., buscou uma interpretação de seu país.
a) Antropófago – visual
b) Verde-amarelo – simbólico
c) Terra Roxa e Outras Terras – discursivo
d) Anta – concreto

e) Pau-Brasil – essencial

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