LITERATURA
1)
(F.C.Chagas-SP) Considerando os acontecimentos da Semana de Arte Moderna e a
atitude de seus principais integrantes, é correto dizer que o primeiro momento
do Modernismo brasileiro visava:
a)atualizar nossa produção literária,
fazendo com que reproduzisse a estética e a temática euramericanas, em vigência
desde o início do século.
b)instaurar uma literatura politicamente
empenhada e combativa, inspirada no Neo-Realismo e no Neo-Naturalismo.
c)propor um conjunto de normas e de
regras literárias, pautadas nos ensinamentos clássicos, que orientassem nossa
produção literária.
d)reavivar nossa produção literária,
que desde fins do século XIX, com a decadência do Simbolismo, escasseava.
e)combater remanescentes literários
retrógrados, representados sobretudo pelo
Parnasianismo, a fim de renovar o curso da literatura que se fazia entre
nós.
2)
(F.C. Chagas-SP) “O primitivismo, que na França aparecia como exotismo, era
para nós, no Brasil, primitivismo mesmo. Pensei, então, em fazer uma poesia de
exportação e não de importação, baseada em nossa ambiência geográfica,
histórica e social. Como o pau-brasil foi a primeira riqueza brasileira
exportada, denominei o movimento do Pau Brasil.”
As idéias do excerto acima
associam-se:
a)
ao culto arcádico da natureza.
b)
Ao combate às mazelas sociais denunciadas pelo
Naturalismo.
c)
Ao espírito de denuncia próprio de neo-realismo.
d)
Ao nacionalismo da primeira geração modernista.
e)
Às preocupações sociais vigentes no final do movimento
romântico.
3)
(FCMSC-SP)
3 de maio
“Aprendi
com meu filho de dez anos
que
a poesia é a descoberta
Das
coisas que eu nunca vi.”
(Oswald
de Andrade)
As
cinco alternativas apresentam afirmações extraídas do Manifesto da Poesia
Pau-brasil; assinale a que está
relacionada com o poema “3 de maio”.
a)
“Só não se inventou uma máquina de fazer versos – já
havia o poeta parnasiano.”
b)
“... contra a morbidez romântica – pelo equilíbrio
geômetro e pelo acabamento técnico.”
c)
“ nenhuma fórmula para a contemporânea expressão do
mundo. Ver com os olhos livros.”
d)
“A poesia Pau-Brasil é uma sala de jantar domingueira,
com passarinhos cantando na mata resumida das gaiolas...”
e)
“Temos a base dupla e presente – a floresta e a escola.”
4)
O escritor modernista Oswald de Andrade, no Manifesto Antropófago (1928),
afirma a propósito das relações entre a cultura brasileira e a de nossos
colonizadores: Mas não foram cruzados que vieram. Foram fugitivos de UMA
CIVILIZAÇÃO QUE ESTAMOS COMENDO porque somos fortes [...]
O
texto cria uma aproximação com a carta de Pero Vaz de Caminha, inspirado
principalmente na linguagem, como se verifica nos dois primeiros versos.
A
característica da obra de Oswald de Andrade comprovada através dessa
aproximação é
a)
a ruptura com os padrões da língua literária culta.
b)
o resgate crítico do passado brasileiro através da paródia.
c)
a introdução das correntes de vanguarda nos textos modernistas.
d)
a visão ingênua de um Brasil moderno-primitivo.
e)
o deboche irônico do mundo dos acadêmicos e dos burgueses.
5)
(Fatec) Algumas das características do Modernismo, que também aparecem na poesia
de Manuel Bandeira, são:
a)
o uso de preciosismos na linguagem e revalorização de temas do passado.
b)
a valorização literária da linguagem coloquial e dos fatos do cotidiano.
c)
o uso de "barbarismos universais" e do "lirismo bem
comportado".
d)
o espírito polêmico e o lirismo intimista.
e)
a valorização da consciência crítica e a idealização do cotidiano.
6)
(Fei) Assinalar a alternativa incorreta, quanto aos princípios básicos
divulgados pelos participantes da Semana da Arte Moderna:
a)
Desejo de expressão livre e a tendência para transmitir, sem os embelezamentos
tradicionais do academismo, a emoção e a realidade do país;
b)
Rejeição dos padrões portugueses, buscando uma expressão mais coloquial,
próxima do falar brasileiro;
c)
Combate a tudo que indicasse o "statu quo", o conhecido;
d)
Manutenção da temática simbolista e parnasiana;
e)
Valorização do prosaico e do humor, que, em todas as suas gamas, lavou e
purificou a atmosfera sobrecarregada pelos acadêmicos.
7)
(Uel) O nome de Oswald de Andrade está sobretudo associado
a)
a um novo tratamento ficcional do regionalismo nordestino.
b)
a poemas líricos que ainda carregam influência simbolista.
c)
ao jornalismo político, demolidor, de denúncia social.
d)
a um nacionalismo que resgata em sua pureza o indianismo romântico.
e)
a uma revolução bem-humorada da linguagem da poesia e do romance.
8)
(Uel) "Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do
Antropófago."
O
fragmento acima é um dos muitos que compõe um importante manifesto modernista,
no qual
a)
Oswald de Andrade proclama a supremacia criativa do nosso primitivismo sobre a
cultura européia.
b)
Monteiro Lobato reage violentamente contra uma exposição de quadros de Anita
Malfatti.
c)
Mário de Andrade busca definir aspectos técnicos da nova estética.
d)
Cassiano Ricardo assinala sua adesão ao nacionalismo de características
ufanistas.
e)
Manuel Bandeira abandona o estilo neo-simbolista e proclama seu lirismo
coloquial.
9)
(Unirio) Em relação ao Modernismo, podemos afirmar que em sua primeira fase há:
a)
maior aproximação entre a língua falada e a escrita, valorizando-se
literariamente o nível coloquial.
b)
pouca atenção ao valor estético da linguagem, privilegiando o desenvolvimento
da pesquisa formal.
c)
grande liberdade de criação, mas expressão pobre.
d)
reconquista do verso livre.
e)
ausência de inspiração nacionalista.
10)
(Unesp) "Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente.
Filosoficamente."
"Única
lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os
coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz."
"Tupi, or
not tupi that is the question."
(Fragmento do Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade)
Analisando
as idéias contidas nesses fragmentos, assinale a única alternativa que julgar
INCORRETA.
a)
O Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade articula-se ao movimento
antropófago do Modernismo brasileiro, cuja expressão máxima se deu em
"Macunaíma" de Mário de Andrade.
b)
Em "Tupi, or not tupi that is the question", está implícita a crítica
ao espírito de nacionalidade, falseado pelo estrangeirismo exacerbado entre
nós, até os adventos do Modernismo.
c)
Ainda nos fragmentos acima citados, deve-se entender não a aversão à cultura
estrangeira, mas a dialética de conjunção das raízes nacionais à cultura
européia.
d)
A leitura dos três fragmentos acaba por desvendar a crítica à cultura
brasileira que não estaria muito distante do primitivismo antropofágico.
e)
O Manifesto Antropófago propõe a mobilidade cultural advinda da mobilidade do
pensamento e dos valores do homem em sociedade.
11) (Ufpe) Leia o texto e indique: (V)
Verdadeiro ou (F) Falso
"O céu jogava tinas de água sobre
o noturno que me devolvia a São Paulo.
O comboio brecou lento para as ruas
molhadas, furou a gare suntuosa e me jogou nos óculos menineiros de um grupo
negro. Sentaram-me num automóvel de pêsames."
(Oswald
de Andrade)
(
) Seu autor é modernista da última fase, não tendo participado da Semana
de Arte Moderna.
(
) O nacionalismo de Oswald de Andrade foi uma volta ao ufanismo
parnasiano, sem perspectiva crítica.
(
) Principal divulgador da orientação nacionalista primitivista,
participou do movimento Pau Brasil e do movimento Antropofágico.
(
) Oswald de Andrade escreveu os textos mais corrosivos da estética
modernista, destruindo os padrões tradicionais de narrativa.
(
) Como se pode observar no texto, Oswald de Andrade destacou-se pela
inovação no uso dos termos com derivações e formações estrangeiras, além de
metáforas inusitadas. Sua narrativa estabelece uma mistura entre o descritivo e
o narrativo.
12) (Mackenzie) E vivemos uns oito
anos, até perto de 1930, na maior orgia intelectual que a história artística do
país registra.
(Mário
de Andrade)
Assinale a alternativa na qual aparece
um fato cultural que não se encaixa
no período mencionado acima.
a) A exposição de trabalhos de Anita
Malfatti, criticada por Monteiro Lobato.
b) O Manifesto Pau-Brasil.
c) As duas "dentições" da
REVISTA DE ANTROPOFAGIA.
d) O Verde-Amarelismo.
e) A revista KLAXON.
13) (Fatec) Atente para os trechos
seguintes.
I - ... no Brasil, foi uma ruptura,
foi um abandono de princípios e de técnicas conseqüentes, foi uma revolta
contra o que era a Inteligência nacional.
II - A poesia Pau-Brasil. Ágil e
cândida. Como uma criança. (...) O trabalho contra o detalhe naturalista - pela
síntese; contra a morbidez romântica - pelo equilíbrio geômetra e pelo
acabamento técnico; contra a cópia, pela surpresa.
III - Tanto o índio quanto o próprio
Brasil passam a ser vistos como partes de um "paraíso americano",
distante da decadência da civilização européia. (...) Na tentativa de definir a
etnia brasileira, os escritores (...) constataram que o índio era o verdadeiro
representante da raça brasileira, mais que o branco (identificado com o
colonizador português).
IV - Queremos luz, ar, ventiladores,
aeroplanos, reivindicações obreiras, idealismos, motores, chaminés de fábricas,
sangue, velocidade, sonho, na nossa Arte.
E que o rufo de um automóvel, nos trilhos de dois versos, espante da
poesia o último deus homérico, que ficou, anacronicamente, a dormir e a sonhar,
na era do "jazz-band" e do cinema, com a frauta dos pastores da
Arcádia e os seis divinos de Helena!
Desses trechos, traduzem o ideário
modernista apenas
a) o II e o III.
b) o I e o IV.
c) o I, o II e o III.
d) o I, o II e o IV.
e) o II, o III e o IV.
14) (Ufrs) Assinale a alternativa
INCORRETA.
a) Oswald de Andrade, autor do
"Manifesto Antropófago", de 1928, compôs também o "Manifesto da
Poesia Pau-Brasil", que discute concepções sobre a linguagem poética, a
modernização e a cor local.
b) Mário de Andrade dedicou-se à
renovação da ficção e da poesia, escrevendo também manifestos, prefácios e
livros sobre o Brasil, a respeito dos mais variados assuntos.
c) As propostas do Modernismo,
receptivas às diferentes linguagens artísticas, pretenderam discutir os padrões
estéticos e culturais brasileiros.
d) O Modernismo, embora aberto à
linguagem coloquial, não se opôs aos padrões poéticos e narrativos já
consagrados desde o Romantismo.
e) Os poetas das diferentes tendências
do Modernismo contribuíram para a inovação formal e temática da poesia
brasileira, que posteriormente se aproximou da canção popular.
15) (Uel) Considere as seguintes
afirmações sobre a produção literária de Mário de Andrade:
I. Na década de 20, o marco de sua
ficção está nessa "rapsódia" em que busca demonstrar não o
"caráter do homem brasileiro", mas o aspecto pluralista de nossa
cultura, representada pelo mais estranho dos "heróis".
II. Sua poesia chegou a servir, de
certo modo, como exemplificação de seus ideais estéticos: veja-se a íntima
relação entre o "Prefácio interessantíssimo" e os poemas de PAULICÉIA
DESVAIRADA.
III. É enorme o interesse pela cultura
popular, e não apenas pelas manifestações artísticas desta: é na linguagem das
ruas que vai buscar as bases de uma verdadeira "gramática
brasileira".
Está correto o que vem afirmado em
a) I, apenas.
b) I e II apenas.
c) I e III apenas.
d) II e III apenas.
e) I, II e III.
16) (Ufpa) Oswald de Andrade, para
sistematizar os princípios da corrente Pau-Brasil, do nosso Modernismo:
a) aproveitou-se exclusivamente das
idéias dadaístas.
b) aproveitou-se de aspectos para os
quais Pero Vaz de Caminha chama a atenção em sua Carta sobre o descobrimento do
Brasil.
c) aproveitou-se das sugestões
temáticas que se depreendem das sátiras de Gregório de Matos Guerra.
d) valeu-se de princípios da tradição
poética parnasiana.
e) aproveitou a sugestão romântica de
libertar a imaginação e a fantasia.
17) (Puc-SP)
“O fazendeiro criara filhos
Escravos escravas
Nos terreiros de pitangas e
jabuticabas
Mas um dia trocou
O ouro da carne preta e musculosa
As gabirobas e os coqueiros
Os monjolos e os bois
Por terras imaginárias
Onde nasceria a lavoura verde do
café.”
Este poema de Oswald de Andrade
exemplifica o movimento nativista... O poeta, através de uma poesia reduzida ao
..., buscou uma interpretação de seu país.
a) Antropófago – visual
b) Verde-amarelo – simbólico
c) Terra Roxa e Outras Terras –
discursivo
d) Anta – concreto
e) Pau-Brasil – essencial